Boas Vindas!

Olá aluno(a),

Seja bem-vindo(a) a nossa sala de aula virtual!!

Você está entrando na página reservada à Parte Diversificada do Currículo do Ensino Médio. Aqui você terá suas aulas referente às disciplinas de Estudo Orientado, Projeto de Vida e Eletivas.

Desejamos a vocês uma boa aula e bons estudos!


Equipe Maria Ortiz.

Estudo Orientado

Prof.ª Angélica e Prof.ª Jéssica 
Este é o espaço em que você aluno, sob orientação do professor, aprende métodos, técnicas e procedimentos para planejar e executar seus estudos.

Nossa atividade da semana 17 (17/08 à 22/08)

Essa semana vamos praticar as agendas individuais e organizar nosso cotidiano para  estudar para as recuperações. Se você é um aluno em recuperação, nada de preguiça e vamos revisar e organizar as disciplinas que merecem mais atenção. Caso você seja um aluno que não esteja em recuperação, PARABÉNS, você conseguiu passar e vencer uma etapa que não tem sido fácil, mas não fique parado!! Você pode avançar seu conteúdo bem como utilizar as atividades de recuperação como revisão e reforçar seu aprendizado. Lembre-se, nos estudos, a prática da leitura é primordial, bem como a repetição de atividades que é um forte aliado na fixação de conteúdo. 
Estejam atentos, cuidado nas atividades a serem entregues, não usem apelidos ou abreviações, sempre utilize seu nome completo e sua turma desse modo transtornos futuros podem ser evitados. Não desistam, por que acreditamos em cada um de vocês!!!
Professoras do Estudo Orientado
Angélica e Jéssica


Nossa atividade da semana 16 (10/08 à 16/08)

O vídeo a seguir mostra 5 práticas que devemos assumir nesse período em que estamos estudando em casa. De fato sabemos que não é uma prática tão simples, mas que requer nossos esforços e dedicação. Acredito que muito de vocês se identificarão com alguma práticas negativas que o narrador menciona no vídeo,porém a ideia é que tais práticas sejam abolidas do cotidiano para que vocês tenham um melhor aprendizado. Assistam e tirem o máximo de proveito. 


OU acesse abaixo


 Professoras de Estudo Orientado 

Angélica e Jéssica

Nossa atividade da semana 15 (03/08 à 07/08)

E aí, galera?! Como anda a vida de aluno? Ou melhor, como anda sua vida de estudante? Vocês se lembram que conversamos em sala sobre a diferença entre essas duas coisas? Todos vocês são alunos, maaaas, apenas alguns são estudantes (só os fortes! rs). Talvez, essa quarentena tenha alterado bastante sua forma de ser aluno. Contudo, a boa notícia é que a sua casa é o melhor lugar para você exercer a prática de ser um estudante cada vez melhor e, cada vez mais, "aprender a aprender"! Seguindo essa ideia, trouxe um vídeo bem didático que relembra alguns pontos importantes para se tornar um estudante de verdade! Esse vídeo lista 3 pontos importantes abordados no livro do professor Pier: "Aprendendo inteligência". Depois de assistir, responda aqui nos comentários: você tem sido mais aluno ou mais estudante? 😉

ANGÉLICA E JÉSSICA
PROFESSORAS DE ESTUDO ORIENTADO.


Nossa atividade da semana 14 (27/07 à 31/01)

Aula de Estudo Orientado

UÉ! ESTUDAR E FAZER TAREFA NÃO SÃO A MESMA COISA?
”A compreensão que o estudante tem a respeito do “ato de estudar” ajuda a traçar o seu perfil quanto aos seus hábitos de estudo. Para introduzir o conteúdo dessa aula é importante perguntar ao estudante: qual a relação que existe entre o estudo e a sua vida? Dentre as respostas, é muito comum o educador perceber que alguns estudantes chegam ao Ensino Médio sem entender como aquilo que aprendem na escola será utilizado na própria vida. Essa dificuldade, dentre outras causas, discorre da dificuldade que a escola tem em apresentar e sistematizar o seu currículo a partir daquilo do que o estudante é e daquilo que ele quer ser. Por este motivo, estudar passa a ser uma obrigação e não uma atitude deliberada por parte dos estudantes. O estudar passa a ser o mesmo que fazer tarefas e se preparar para provas. Pensando nisso, essas aulas têm como objetivo mostrar aos estudantes a relação destes com a consecução do seu projeto de vida e ajudá-los a perceber a diferenciação entre hábito e rotinas de aula.’

Meus queridos, nessa loucura de EaD, temos sido confrontados com essa tão dura realidade do estudante: ‘Estou estudando ou fazendo tarefas?’ Em meio a tantas dificuldades, cada um dentro da sua realidade, as tarefas tem sido delegadas a vocês com o objetivo de aproximá-los do “ambiente” escolar. Mas, nós professores nos perguntamos: como o aluno tem estudado longe dos muros da escola?
Para essa semana, gostaríamos que vocês ficassem atentos a rotina individual , o que tem feito de bom ou de ruim para que ao final do dia a sensação de dever cumprido seja uma realidade?
É comum a concepção sobre rotina como algo “enfadonho”, “chato”. Porém, é preciso entender que a rotina ajuda a organizar nossas atividades diariamente e por isso, ela deve ser vista como uma dinâmica positiva na vida das pessoas. O que muitas pessoas não entendem é que a rotina se estabelece a partir dos hábitos de cada pessoa. Se uma pessoa tem hábitos saudáveis, indubitavelmente terá uma rotina saudável
O estudante precisa estabelecer, na sua rotina de estudo, novos hábitos que permitam uma melhor aprendizagem. Por hábito entende-se todo comportamento que determina o que a pessoa aprende e repete frequentemente, sem pensar como deve executá-lo. É por isso que o nosso cérebro tende a transformar toda rotina em hábito.
Tentem descrever sua rotina identificando os hábitos que podem ser julgados como bons e ruins. Em seguida, estabeleça uma nova rotina de estudo considerando a necessidade de mudança de alguns hábitos ruins. PODEM PEDIR AJUDA AOS SEUS PAIS , IRMÃOS, AMIGOS,  ou pessoas que estejam próxima a você.
VAMOS LÁ??? MÃOS A OBRA QUE TUDO DARÁ CERTO
Professoras de Estudo Orientado
Angélica e Jéssica




Nossa atividade da semana 13 (20/07 à 24/07)

Fala, galera! Gostaria de iniciar a publicação dessa semana por uma pergunta. Ou melhor: uma reflexão! Responda para você mesmo: por que estudar? Qual é a sua melhor motivação para estudar? Se quiser compartilhar sua resposta nos comentários, fique à vontade!

Depois de refletir sobre isso, gostaria que você analisasse as afirmações abaixo:
Afirmação 1: Estudar ajuda as pessoas a desenvolver habilidades.
Afirmação 2: Estudar ajuda a melhorar a condição social.
Afirmação 3: As pessoas que estudam são mais felizes e vivem mais.

Você concorda com essas afirmações? Não sei se você sabia, mas as afirmações acima têm como base um estudo produzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE - realizado em 15 países membros da organização, chamado de What are the social benefits of education?.

Para finalizar nossa reflexão, trago uma reportagem sobre o caso da ex-catadora de latinhas – Marilene Lopes que passou em concurso do TJ. A história mostra como a sua vida mudou através dos estudos. É um bom exemplo também para que vocês possam perceber que todos possuem capacidade para aprender e adquirir conhecimentos. Leiam o texto e depois nos digam o que acharam!

‘Venci’, diz ex-catadora de latinhas do DF que passou em concurso do TJ


Ex-catadora de latinhas Marilene Lopes e os filhos em frente ao barraco em que moravam em uma invasão em Brazlândia, no Distrito Federal (Foto: Marilene Lopes/Arquivo pessoal)

ANGÉLICA E JÉSSICA
PROFESSORAS DE ESTUDO ORIENTADO.

Nossa atividade da semana 12(13/07 à 17/07) - Live: Orientações para as avaliações diagnósticas

Turno matutino - 8h00


Turno vespertino- 14h00

ANGÉLICA E JÉSSICA
PROFESSORAS DE ESTUDO ORIENTADO. 

Nossa atividade da semana 11(06/07 à 11/07)

VAMOS NOS PREPARAR PARA DIAGNÓSTICA?

Queridos, todos nós somos cientes do quão difícil é estudar de forma remota. Mas para nós, os profissionais da educação, o que mais importa é o aprendizado do aluno e não podemos ignorar o fato de que cada um de vocês tiveram que colocar em prática, de forma repentina, a tão falada autonomia nos estudos. Eu, Angélica , e Jéssica, enquanto professoras de Estudo Orientado, temos a dura missão de mostrar o quão importante tem sido o engajamento de cada um de vocês na organização e planejamento, bem como a prática dos diversos método de estudo, sendo que alguns deles  foram mencionados  em sala de aula. Nós, professores, temos nos desdobrado para praticar algo que também é novo, pelos menos para a maioria de nós,que são as famosas lives, as aulas no youtube e dentre outras metodologias, na única intenção de fazer com que o aluno consiga compreender o conteúdo à distância. É claro que essa tarefa não tem sido nada fácil, mas chegamos até aqui! Muitos desanimaram no meio do caminho, não podemos julgar ,por que realmente é difícil, mas estamos aqui para levantar os que caíram e motivar os que ainda continuam em pé, nessa árdua experiência. Mas tenham certeza que tudo isso nos tornará pessoas melhores do que antes já fomos. 
Certos da necessidade de medirmos o que foi aprendido por vocês, devemos prepará-los para uma futura Avaliação Diagnóstica. Mas não se preocupem pois vocês serão devidamente esclarecidos de como essa avaliação funcionará. O mais importante é que se preparem, sejam conscientes e principalmente, levem à sério!! Pois a partir desses resultados, cada professor, em conjunto com toda a equipe, saberá como se posicionar quanto ao seu conteúdo !!!
Na próxima semana estaremos preparando algo de modo auxiliá-los na organização dos estudos para essa avaliação. Fiquem atentos !!!
Todos da equipe  Maria Ortiz contamos com vocês! 
Essa fase vai passar! 
Beijos das Professoras  de Estudo Orientado, Angélica e Jéssica

Nossa atividade da semana 10 (29/6 à 04/07):

Dicas para estudar em casa durante a pandemia.


Nesse momento de pandemia a qual estamos vivenciando, a organização nos estudos se faz necessária para que você, querido(a), consiga obter um bom resultado no estudo e consequentemente, um melhor aprendizado. A seguir, selecionei para você, algumas dicas, das quais, poderá ser adaptada de acordo com sua realidade. Vamos tentar?





1 - Prepare o ambiente para estudar

A escolha do seu cantinho de estudos é muito importante! Encontre um lugar de sua casa em que a chance de distrações seja a menor possível. Um ambiente iluminado e silencioso é o ideal para se concentrar nos estudos. 



2 - Separe o material necessário
Deixe ao seu alcance somente o essencial para o estudo como lápis, borracha, canetas, marcadores, blocos de anotações, caderno e livros. Ter o material próximo evita a necessidade de para a todo momento as atividades para buscar algo e diminui a possibilidade de distrações.


3 - Faça um cronograma de estudos
Monte um cronograma de estudos Se for estudar durante a semana, separe o conteúdo por dia e o tempo que dedicará para cada disciplina. Uma boa opção é dividir as matérias da maneira em que são dadas na escola (1ª aula; 2ª aula...). 
Lembre-se de incluir os períodos de pausa no seu cronograma. Não rola estudar por horas sem momentos de descanso! Estipule alguns minutos entre as disciplinas ou aulas para se alongar, comer algo ou conversar com a família, por exemplo. 

4 - Assista às videoaulas
Algumas escolas estão com videoaulas para seus que seus alunos não percam conteúdo, mas sabemos que a realidade de muitos estudantes é diferente e nem todos têm suporte on-line para o período sem aulas presenciais. 

5 - Use a internet a seu favor
A internet é a principal aliada do estudante que está em casa. O conteúdo on-line permite ao aluno procurar diferentes fontes de informação e complementar o que há nos livros didáticos de sua escola. 

6 - Treine a redação
Uma boa redação é feita com treino.

7 - Leia as obras dos vestibulares
Aproveite o tempo em casa para ler as obras literárias cobradas pelas universidades em seus vestibulares.


Nossa atividade da semana 9 (22 à 26/06): Elaborando um trabalho escrito

PARTE 2: Construção do trabalho

1.  Revisão de literatura

Antes de começar a escrever sobre um tema, você precisa pesquisar sobre ele. Tanto se o tema já está definido e delimitado e, principalmente, se você terá que escolher. A primeira parte da construção de qualquer trabalho consiste na revisão de literatura. Nessa revisão, você deve buscar quem já escreveu e o que já foi publicado sobre o assunto, que aspectos já foram abordados, quais as lacunas existentes na literatura, etc. A revisão de literatura é a fundamentação teórica do trabalho. Uma boa revisão de literatura utiliza várias fontes e fontes confiáveis de obtenção de informações. A partir de todas essas fontes, você precisa selecionar aquilo que será relevante para a elaboração do seu trabalho.

2.  Desenvolvimento

O desenvolvimento é o trabalho propriamente dito. É aqui que você poderá desenvolver tudo aquilo que você coletou de informações e fazer um apanhado geral do que é o mais relevante. O texto deve ser claro e objetivo, com uma sequência lógica de ideias. No desenvolvimento, você pode incluir os problemas relacionados ao tema escolhido, discutir soluções e trazer argumentações daquilo que vem sendo discutido nas fontes que você consultou.

3.  Como fazer uma boa introdução?

A introdução, obviamente, deve ser baseada no tema principal. Você deve estar se perguntando porque eu falei do desenvolvimento antes da introdução, não é mesmo?! Eu fiz isso de propósito! Uma boa introdução é construída depois do desenvolvimento, pois ela também é fruto da revisão de literatura unida a uma reflexão pessoal. Quando você já tem o desenvolvimento do trabalho construído, as informações ficam muito mais claras para que você possa introduzir o tema. Mais uma vez, ela deve ser breve, clara e convincente! Você deve justificar na introdução o motivo pelo qual você está abordando o tema escolhido. A introdução é o momento de “vender o seu peixe”. É a partir dessa parte do trabalho que o leitor vai decidir se fará a leitura completa do texto ou se o assunto não o interessa.
Também é importante incluir na introdução os objetivos que você almeja alcançar com esse trabalho. Deixe o leitor curioso pra saber, ao final do trabalho, se esses objetivos foram alcançados. Separe também um pequeno parágrafo para falar da sua metodologia, ou seja, quais os meios que você utilizou para desenvolver o trabalho (exemplo: pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários, análise de dados, etc.).
Segue um exemplo de introdução para que você possa ter uma noção.

4. E a conclusão?

É na conclusão que você fará a finalização do seu trabalho. Ela deve ser breve. Para ajudar, você pode tentar responder às seguintes perguntas:
  • Quais foram as conclusões que você pode obter com o trabalho?
  • Os objetivos foram atingidos?
  • Qual foi a contribuição da pesquisa?
  • Existem limitações no seu estudo?
  • Há novas possibilidades de pesquisa?
Segue um exemplo de conclusão para você analisar:



ANGÉLICA E JÉSSICA
PROFESSORAS DE ESTUDO ORIENTADO. 

Nossa atividade da semana 8 (15 à 19/06): Elaborando um trabalho escrito

PARTE 1: Instruções de formatação

Fala, pessoal! Essa semana resolvemos dar algumas orientações sobre como elaborar um trabalho escrito. Mesmo que vocês não estejam fazendo isto neste momento, com certeza essas dicas vão ajudar muito futuramente. Vocês ainda terão muitos trabalhos pela frente e vão precisar dessas orientações para desenvolverem trabalhos cada vez melhores! Sugiro a vocês que copiem essa publicação e salvem em algum lugar em seu computador, para que possa recorrer a ela sempre que precisar.

1.Orientações gerais:

Pratiquem a elaboração de um trabalho cada vez mais formal e tomem muito cuidado com a gramática. Seguem algumas orientações abaixo de itens que vocês devem tentar seguir para escrever um bom trabalho:
  • Terceira pessoa do singular: evitem expressões pessoais na escrita do trabalho, como por exemplo: “Neste trabalho VOU abordar...”, “Para isso, PRETENDEMOS buscar...”, “Com este objetivo, NÓS PESQUISAMOS...”, etc. Tentem sempre substituir por expressões impessoais na terceira pessoa do singular, como: “Neste trabalho SERÁ abordado...”, “Para isso, PRETENDE-SE buscar...”, “Com este objetivo, FOI PESQUISADO...”, etc.
  • Clareza e objetividade: evitem ficar dando muitas voltas ao longo do texto e fazê-lo ficar muito repetitivo ou cansativo. Tenha como objetivo fazer o leitor se interessar pelo seu trabalho e não desistir de lê-lo pelo caminho.
  • Parágrafos articulados: tomem sempre muito cuidado com a coesão e a coerência do texto. Siga uma linha de raciocínio com início, meio e fim. Tente conectar cada um dos parágrafos na ordem correta das ideias.
  • Norma culta padrão da língua portuguesa: o conhecimento da gramática é essencial. Este conhecimento pode ser cada vez mais aprimorado através da prática da leitura e da escrita.
  • Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): A ABNT contém normas que ajudam a padronizar os trabalhos acadêmicas, para evitar que vire uma bagunça e cada um faça de um jeito. É interessante conhecer pelo menos as normas principais para a elaboração de um bom trabalho. Nesta publicação, trarei aqui algumas dessas informações.

2. Regras básicas de formatação

Seguem algumas regrinhas que vão ajudar a padronizar o seu trabalho.

Os textos devem ser sempre justificados, de acordo com o exemplo abaixo.

3.Estrutura do trabalho

O seu trabalho poderá ser dividido seguindo os seguintes tópicos na ordem abaixo:

4.Capa

à Para elaborar uma boa capa, inclua as seguintes informações da posição indicada no modelo abaixo:
  • Instituição (nome da escola, por exemplo);
  • Autor (es);
  • Título;
  • Local (cidade);
  • Ano(entrega).
5.Referências bibliográficas
Nem sempre o seu professor vai exigir que as suas referências sigam as normas da ABNT, mas isso pode sim acontecer! E, com certeza, você precisará disso para fazer seus trabalhos quando estiver na faculdade. Por isso, observe as instruções e exemplos abaixo.
  • Para livros, artigos, periódicos, jornais, monografias, etc:

  • Referência de sites:

A listagem das referências pode seguir a ordem em que aparecem ao longo do trabalho ou Ordem alfabética, de acordo com a ABNT. Acredito que, para vocês, será mais fácil a segunda opção.

Espero que tenham aproveitado e gostado das dicas! Na próxima publicação, falaremos sobre como de elaborar um bom trabalho, ou seja, como fazer uma boa introdução, desenvolvimento e conclusão.

 ANGÉLICA E JÉSSICA
PROFESSORAS DE ESTUDO ORIENTADO. 


Nossa atividade da semana 7 (08 à 13/06):

Bom dia meus queridos!! Gostaria de obter feedback de vocês a respeito dos estudos individualizado! Têm conseguido? Qual a maior dificuldade de você? Eu, professora Angélica, e a professora Jéssica, estamos à disposição de cada um  para que possamos passar por essa fase de uma forma mais leve e sem muitos traumas. 
Nessa semana, será disponibilizado um vídeo que mostra a necessidade de sabermos estudar sozinhos. Eles falam de algumas técnicas que já foram mencionadas em nossas aulas presenciais. Pois bem, essa é a hora de colocarmos em prática, aquilo foi proposto por nós (professoras do EO), a organização para estudar, técnicas de estudos e por ai vai!! Abaixo, segue o link que irá esclarecer cada um de vocês de uma forma bem descontraída. Beijo no coração de cada um e estamos com saudades. 



Nossa atividade da semana 6 (01 à 05/06): Informações sobre o ENEM

Como foi solicitado por grande parte dos alunos, estamos postando orientações para a preparação para o ENEM. Mesmo que você ainda não seja aluno de 3º, vale a pena conferir essas dicas para se preparar previamente, principalmente para quem fará a prova como um teste.

O ENEM será adiado? Para quando?

Será feita uma enquete com os participantes inscritos, no final de junho, na Página do Participante. As datas do exame serão definidas após a consulta, portanto, não deixem de participar.

Novidades no ENEM 2020

Esse ano foi possível escolher entre ENEM impresso ou ENEM digital. Para o ENEM digital, foram disponibilizadas 101.100 vagas por ordem de inscrição. Destas, 1.350 foram para o Espírito Santo. A distribuição das vagas e os municípios contemplados para a aplicação do ENEM digital no nosso estão descritos na tabelas abaixo:
Município
Número de vagas
Cachoeiro do Itapemirim
200
Cariacica
100
Vila Velha
300
Vitória
750

Distribuição das disciplinas por dia de aplicação

  • Primeiro dia de prova: 5h30min de duração (13h30 às 19h).
    • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
    • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Segundo dia de prova: 5h de duração (13h30 às 18h30).
    • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
    • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Obs.: Lembrando que os portões se abrem 12h e fecham 13h.

Como me organizar?

Montem um cronograma para organizar os estudos considerando todas as disciplinas. Lembrando que tem uma sugestão de cronograma para download nas postagens anteriores.
Para montar o cronograma com o objetivo de ingressar em uma universidade, você precisa considerar os seguintes pontos:
1.Escolha o curso: para escolher o curso, você pode buscar o campo de atuação no mercado de trabalho, a listagem de cursos ofertadas pela universidade/faculdade que você almeja e a grade curricular no site da universidade/faculdade;
a.Lista de cursos da UFES:
                        i. Lista de cursos no Campus de Goiabeiras da UFES
                        ii. Lista de cursos no Campus de Goiabeiras da UFES
b.Não esqueça de levar em conta o número de vagas e a concorrência de cada curso;
c. É importante também analisar a avaliação do curso em cada uma das universidades/faculdades de interesse.
2.Escolhido o curso, busque o peso de cada uma das disciplinas contempladas na prova do ENEM na universidade que você está almejando. Dê uma preferência proporcional ao peso de cada uma na hora de organizar o cronograma.
b.Obs.: O cálculo das proficiências dos participantes, a partir de suas respostas às questões de múltipla escolha das provas objetivas, terá como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
3.Organize as disciplinas de forma que os estudos de cada uma delas sejam finalizados antes dos dias marcados para as provas, no primeiro e no segundo dia de aplicação.

Um ponto importantíssimo na hora de estudar é resolver exercícios após o estudo de cada conteúdo. No caso do ENEM, resolva provas de anos anteriores. Desta forma, vocês terão noção dos conteúdos que mais caem em cada disciplina e o que precisão focar mais.

Sugestão de site para download de simulados para o ENEM: www.ebc.com.br/educacao/questoesenem

Para mais informações, é só acessar o site do inep: https://enem.inep.gov.br/


 ANGÉLICA E JÉSSICA
PROFESSORAS DE ESTUDO ORIENTADO. 

Nossa atividade da semana 5 (25 à 29/05): Live: "Como tem sido seus estudos virtuais no processo de isolamento social"


Fala, galera! Essa semana teremos lives para podermos conversar um pouco e saber das dificuldades de vocês! Aproveitem o tempo para tirar dúvidas que tentaremos auxiliá-los naquilo que for possível! Sabemos que a situação é nova para todos, por isso mesmo queremos ajudar! Abraços a todos e aproveitem!

Angélica e Jéssica

Live do dia 26/05/2020 às 15h00


Live do dia 28/05/2020 às 9h00

Nossa atividade da semana 4 (18 à 25/05): Revisão de Códigos e Linguagens




Esse vídeo nos mostra como podemos estudar sozinhos, sem que um professor esteja ao seu lado constantemente. Sabemos que tudo é um processo, mas temos certeza que vocês passarão por essa fase mais fortalecidos e acreditando mais no potencial que cada um de vocês tem.
Estamos torcendo para que tudo fique bem!!
Angélica e Jéssica

Nossa atividade da semana 3 (11 à 15/05): Revisão de Ciências Humanas

Olá, pessoal! Essa semana vocês estão tendo um tempo para revisar as áreas de Ciências da Natureza e Ciências exatas. Na próxima semana, dias 18 à 22/05, vocês poderão revisar as disciplinas na área de ciências humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). Vamos tentar manter a nossa programação e organizar o nosso cronograma para aproveitar o tempo ao máximo. Como essas disciplinas exigem bastante leitura, vou tentar ajudar vocês a distribuir as tarefas de forma que o estudo fique o menos cansativo possível. Para isso, aproveito para apresenta-los algumas técnicas de estudo que talvez possa facilitar! 
Antes de qualquer coisa, gostaria de informá-los que há pesquisas que defendem que o máximo que você consegue se manter concentrado são 90 minutos. Por isso, independente da matéria, pense em intervalos e em momentos de descanso. Um bom método é colocar 1 hora de estudos seguidos de 10 minutos de descanso. Nos dias com menos tempo disponível, você pode reduzir para algo como 30 minutos estudando e 5 descansando.

ALGUMAS TÉCNICAS PARA VOCÊS TESTAREM

  • Prática distribuída de estudos:

    • O que é: programar um cronograma de estudos distribuídos ao longo do tempo.
Apesar desta prática ser muito eficiente, ela quase nunca é usada pelos estudantes por conta de um padrão que já foi identificado na maioria deles: a “procrastinação”. Isso é um comportamento natural dos estudantes, de deixar tudo para depois, de só estudar quando as provas estão chegando.
O ideal é não estudar a mesma matéria por um tempo muito longo. Em geral, não é recomendado que esse período ultrapasse 2 horas.
A prática distribuída também deixa clara a importância das revisões. Se você vê um determinado conteúdo várias vezes ao longo do tempo, há uma chance grande de que ele seja armazenado em sua memória de longo prazo.

  • Explicar o conteúdo para si mesmo:

    • O que é: o aluno estuda o conteúdo e, simultaneamente, tenta explicá-lo, com suas próprias palavras, para si próprio.
A ideia deste método é de explicar como as novas informações se relacionam a conteúdos já aprendidos ou explicar o passo a passo da lição. Conforme o aluno avança nos estudos, ele deve procurar explicar aquilo que está sendo visto para tentar sanar eventuais dúvidas que surjam no decorrer do seu aprendizado, além de aprimorar o desenvolvimento do seu próprio raciocínio lógico.
A técnica só dá certo se você entender o assunto e conseguir decodificar o que está aprendendo. Isso significa que não adianta apenas falar em voz alta o texto fazendo uma paráfrase, ou seja, trocando algumas palavras.

  • Estudo intercalado de diferentes conteúdos:

    • O que é: Misturar diferentes matérias em uma mesma sessão de estudos.
Geralmente, o estudante estuda um conteúdo até terminar todos os itens que fazem parte do assunto. Uma das justificativas para a eficiência do método é que o estudante, ao retomar um tema visto anteriormente, acessa a memória de longo prazo e força o cérebro a lembrar de algo que não foi visto nos últimos minutos, ajudando a fixar o conteúdo.
Vejam abaixo um exemplo prático dessa técnica de estudo.


Uma dica que podemos ressaltar acerca dessa técnica de estudo é intercalar as matérias que demandam leitura com exatas. Assim, o aluno não ficará somente estudando exclusivamente através da leitura, e haverá um maior conteúdo prático, de modo que o estudo se torne mais dinâmico e menos monótono.

HORA DE MONTAR O CRONOGRAMA

Estou disponibilizando abaixo um arquivo de word com uma sugestão de cronograma. Lembrando que é uma sugestão apenas e vocês poderão editar de acordo com a necessidade de cada um. Vocês também podem utilizar o aplicativo Agenda Escolar para montar o cronograma. Veja a forma que mais se encaixa no seu perfil!



Vale a pena reforçar:
GOSTARIA DE RESSALTAR QUE, O QUADRO É UMA SUGESTÃO, E QUE CADA ALUNO DEVERÁ ADEQUAR CONFORME A SUA REALIDADE. SE FICA APENAS EM CASA, SE TRABALHA, O PERÍODO QUE TRABALHA, O TEMPO QUE CADA UM UTILIZA PARA CADA TAREFA (REVISÃO, EXERCÍCIOS E VIDEO AULAS). PORTANTO, NÃO EXISTE UMA RECEITA CORRETA PARA ESTUDO, CADA UM TEM SUA INDIVIDUALIDADE E NECESSIDADE PESSOAL.

UM GRANDE ABRAÇO


ANGÉLICA E JÉSSICA
PROFESSORAS DE ESTUDO ORIENTADO. 

Nossa atividade da semana 2 (04 à 08/05): Revisão de Ciências da Natureza e Matemática

Pessoal, espero que estejam bem e se protegendo! Bem, para as próximas semanas, faremos divisão de conteúdos a serem revisados e atividades. A partir do dia 11 de maio, começaremos com revisão de ciências da natureza e matemática ( as outras áreas vocês seguem normal com atividades), na qual os professores desse área não enviarão exercícios APENAS REVISÃO. A disciplina de Estudo Orientado está aqui para auxiliá-los nesse tarefa ( sabemos que não é fácil). Lembrando que, ciências da natureza envolve as disciplinas de Física, Química e Biologia incluindo a Matemática. 
Então, segue abaixo, uma proposta de organização, de modo que seus estudos e tarefas sejam feito da melhor maneira possível. BASTA CLICAR EM REVISÃO




Nossa atividade da semana 1 (27/04 à 03/05):


Fala, galera! Tudo certo? Espero que estejam todos bem! Segue uma vídeo aula preparada por mim (professora Jéssica) para ajudá-los na utilização do aplicativo Google Sala de Aula. Até porque, os estudos e a aprendizagem devem continuar! Lembrem-se dos degraus que falamos na aula de estudo orientado! Cada dia de estudo, cada aprendizado novo é um novo degrau que você sobe rumo à inteligência e, quem sabe também, rumo ao sucesso!
Espero que aproveitem a aula!
Abraços a todos e bons estudos!



58 comentários:

  1. Me ajudou demais a cronometrar os meus estudos!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante

    Wanessa Santos 2M4

    ResponderExcluir
  3. Bacana as informações sobre o Enem!




    Maria Luiza - 3m1

    ResponderExcluir
  4. Muito bom essas informações. Evellyn-2M1

    ResponderExcluir
  5. Muito legal as informações.

    Wanessa 2M4

    ResponderExcluir
  6. Concordo com as afirmações, pois penso que sem estudo e conhecimento não chegamos a lugar nenhum

    ResponderExcluir
  7. As afirmações são ótimas, mostram o quanto devemos se esforçar para conquistar nossos objetivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!! 😉
      Não esqueça de deixar aqui seu nome e sua turma, ok?!

      Excluir
  8. As afirmaçoes são muito boas, mostra que devemos nos esforçarmos para conseguir aquilo que a gente quer. Evellyn Cordeiro-2M1

    ResponderExcluir