Você está entrando na página reservada à Parte Diversificada do Currículo do Ensino Médio. Aqui você terá suas aulas referente às disciplinas de Estudo Orientado, Projeto de Vida e Eletivas.
Desejamos a vocês uma boa aula e bons estudos!
Equipe Maria Ortiz.
Estudo Orientado
Prof.ª Angélica e Prof.ª Jéssica
Este é o espaço em que você aluno, sob orientação do professor, aprende métodos, técnicas e procedimentos para planejar e executar seus estudos.
Nossa atividade da semana 17 (17/08 à 22/08)
Essa semana vamos praticar as agendas individuais e organizar nosso cotidiano para estudar para as recuperações. Se você é um aluno em recuperação, nada de preguiça e vamos revisar e organizar as disciplinas que merecem mais atenção. Caso você seja um aluno que não esteja em recuperação, PARABÉNS, você conseguiu passar e vencer uma etapa que não tem sido fácil, mas não fique parado!! Você pode avançar seu conteúdo bem como utilizar as atividades de recuperação como revisão e reforçar seu aprendizado. Lembre-se, nos estudos, a prática da leitura é primordial, bem como a repetição de atividades que é um forte aliado na fixação de conteúdo.
Estejam atentos, cuidado nas atividades a serem entregues, não usem apelidos ou abreviações, sempre utilize seu nome completo e sua turma desse modo transtornos futuros podem ser evitados. Não desistam, por que acreditamos em cada um de vocês!!!
Professoras do Estudo Orientado
Angélica e Jéssica
Nossa atividade da semana 16 (10/08 à 16/08)
O vídeo a seguir mostra 5 práticas que devemos assumir nesse período em que estamos estudando em casa. De fato sabemos que não é uma prática tão simples, mas que requer nossos esforços e dedicação. Acredito que muito de vocês se identificarão com alguma práticas negativas que o narrador menciona no vídeo,porém a ideia é que tais práticas sejam abolidas do cotidiano para que vocês tenham um melhor aprendizado. Assistam e tirem o máximo de proveito.
OU acesse abaixo
Professoras de Estudo Orientado
Angélica e Jéssica
Nossa atividade da semana 15 (03/08 à 07/08)
E aí, galera?! Como anda a vida de aluno? Ou melhor, como anda sua vida de estudante? Vocês se lembram que conversamos em sala sobre a diferença entre essas duas coisas? Todos vocês são alunos, maaaas, apenas alguns são estudantes (só os fortes! rs). Talvez, essa quarentena tenha alterado bastante sua forma de ser aluno. Contudo, a boa notícia é que a sua casa é o melhor lugar para você exercer a prática de ser um estudante cada vez melhor e, cada vez mais, "aprender a aprender"! Seguindo essa ideia, trouxe um vídeo bem didático que relembra alguns pontos importantes para se tornar um estudante de verdade! Esse vídeo lista 3 pontos importantes abordados no livro do professor Pier: "Aprendendo inteligência". Depois de assistir, responda aqui nos comentários: você tem sido mais aluno ou mais estudante? 😉
ANGÉLICA E JÉSSICA
PROFESSORAS DE ESTUDO ORIENTADO.
Nossa atividade da semana 14 (27/07 à 31/01)
Aula de Estudo
Orientado
UÉ! ESTUDAR E FAZER
TAREFA NÃO SÃO A MESMA COISA?
”A compreensão que o
estudante tem a respeito do “ato de estudar” ajuda a traçar o seu perfil quanto
aos seus hábitos de estudo. Para introduzir o conteúdo dessa aula é importante
perguntar ao estudante: qual a relação que existe entre o estudo e a sua vida?
Dentre as respostas, é muito comum o educador perceber que alguns estudantes
chegam ao Ensino Médio sem entender como aquilo que aprendem na escola será
utilizado na própria vida. Essa dificuldade, dentre outras causas, discorre da
dificuldade que a escola tem em apresentar e sistematizar o seu currículo a
partir daquilo do que o estudante é e daquilo que ele quer ser. Por este
motivo, estudar passa a ser uma obrigação e não uma atitude deliberada por
parte dos estudantes. O estudar passa a ser o mesmo que fazer tarefas e se
preparar para provas. Pensando nisso, essas aulas têm como objetivo mostrar aos
estudantes a relação destes com a consecução do seu projeto de vida e ajudá-los
a perceber a diferenciação entre hábito e rotinas de aula.’
Meus queridos, nessa loucura de
EaD, temos sido confrontados com essa tão dura realidade do estudante: ‘Estou
estudando ou fazendo tarefas?’ Em meio a tantas dificuldades, cada um dentro da
sua realidade, as tarefas tem sido delegadas a vocês com o objetivo de
aproximá-los do “ambiente” escolar. Mas, nós professores nos perguntamos: como
o aluno tem estudado longe dos muros da escola?
Para essa semana, gostaríamos que
vocês ficassem atentos a rotina individual , o que tem feito de bom ou de ruim
para que ao final do dia a sensação de dever cumprido seja uma realidade?
É comum a concepção sobre rotina
como algo “enfadonho”, “chato”. Porém, é preciso entender que a rotina ajuda a
organizar nossas atividades diariamente e por isso, ela deve ser vista como uma
dinâmica positiva na vida das pessoas. O que muitas pessoas não entendem é que
a rotina se estabelece a partir dos hábitos de cada pessoa. Se uma pessoa tem
hábitos saudáveis, indubitavelmente terá uma rotina saudável
O estudante precisa estabelecer,
na sua rotina de estudo, novos hábitos que permitam uma melhor aprendizagem.
Por hábito entende-se todo comportamento que determina o que a pessoa aprende e
repete frequentemente, sem pensar como deve executá-lo. É por isso que o nosso
cérebro tende a transformar toda rotina em hábito.
Tentem descrever sua rotina
identificando os hábitos que podem ser julgados como bons e ruins. Em seguida,
estabeleça uma nova rotina de estudo considerando a necessidade de mudança de
alguns hábitos ruins. PODEM PEDIR AJUDA AOS SEUS PAIS , IRMÃOS, AMIGOS, ou pessoas que estejam próxima a você.
VAMOS LÁ??? MÃOS A OBRA QUE TUDO
DARÁ CERTO
Professoras de Estudo Orientado
Angélica e Jéssica
Nossa atividade da semana 13 (20/07 à 24/07)
Fala, galera! Gostaria de iniciar a publicação dessa semana por uma pergunta. Ou melhor: uma reflexão! Responda para você mesmo: por que estudar? Qual é a sua melhor motivação para estudar? Se quiser compartilhar sua resposta nos comentários, fique à vontade!
Depois de refletir sobre isso, gostaria que você analisasse as afirmações abaixo:
Afirmação 1: Estudar ajuda as pessoas a desenvolver habilidades.
Afirmação 2: Estudar ajuda a melhorar a condição social.
Afirmação 3: As pessoas que estudam são mais felizes e vivem mais.
Você concorda com essas afirmações? Não sei se você sabia, mas as afirmações acima têm como base um estudo produzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE - realizado em 15 países membros da organização, chamado de What are the social benefits of education?.
Para finalizar nossa reflexão, trago uma reportagem sobre o caso da ex-catadora de latinhas – Marilene Lopes que passou em concurso do TJ. A história mostra como a sua vida mudou através dos estudos. É um bom exemplo também para que vocês possam perceber que todos possuem capacidade para aprender e adquirir conhecimentos. Leiam o texto e depois nos digam o que acharam!
Ex-catadora de latinhas Marilene Lopes e os filhos em frente ao barraco em que moravam em uma invasão em Brazlândia, no Distrito Federal (Foto: Marilene Lopes/Arquivo pessoal)
ANGÉLICA E JÉSSICA
PROFESSORAS DE ESTUDO ORIENTADO.
Nossa atividade da semana 12(13/07 à 17/07) - Live: Orientações para as avaliações diagnósticas
Turno matutino - 8h00
Turno vespertino- 14h00
ANGÉLICA E JÉSSICA
PROFESSORAS DE ESTUDO ORIENTADO.
Nossa atividade da semana 11(06/07 à 11/07)
VAMOS NOS PREPARAR PARA DIAGNÓSTICA?
Queridos, todos nós somos cientes do quão difícil é estudar de forma remota. Mas para nós, os profissionais da educação, o que mais importa é o aprendizado do aluno e não podemos ignorar o fato de que cada um de vocês tiveram que colocar em prática, de forma repentina, a tão falada autonomia nos estudos. Eu, Angélica , e Jéssica, enquanto professoras de Estudo Orientado, temos a dura missão de mostrar o quão importante tem sido o engajamento de cada um de vocês na organização e planejamento, bem como a prática dos diversos método de estudo, sendo que alguns deles foram mencionados em sala de aula. Nós, professores, temos nos desdobrado para praticar algo que também é novo, pelos menos para a maioria de nós,que são as famosas lives, as aulas no youtube e dentre outras metodologias, na única intenção de fazer com que o aluno consiga compreender o conteúdo à distância. É claro que essa tarefa não tem sido nada fácil, mas chegamos até aqui! Muitos desanimaram no meio do caminho, não podemos julgar ,por que realmente é difícil, mas estamos aqui para levantar os que caíram e motivar os que ainda continuam em pé, nessa árdua experiência. Mas tenham certeza que tudo isso nos tornará pessoas melhores do que antes já fomos.
Certos da necessidade de medirmos o que foi aprendido por vocês, devemos prepará-los para uma futura Avaliação Diagnóstica. Mas não se preocupem pois vocês serão devidamente esclarecidos de como essa avaliação funcionará. O mais importante é que se preparem, sejam conscientes e principalmente, levem à sério!! Pois a partir desses resultados, cada professor, em conjunto com toda a equipe, saberá como se posicionar quanto ao seu conteúdo !!!
Na próxima semana estaremos preparando algo de modo auxiliá-los na organização dos estudos para essa avaliação. Fiquem atentos !!!
Todos da equipe Maria Ortiz contamos com vocês!
Essa fase vai passar!
Beijos das Professoras de Estudo Orientado, Angélica e Jéssica
Nossa atividade da semana 10 (29/6 à 04/07):
Dicas para estudar em casa durante a pandemia.
Nesse momento de pandemia a
qual estamos vivenciando, a organização nos estudos se faz necessária para que
você, querido(a), consiga obter um bom resultado no estudo e consequentemente,
um melhor aprendizado. A seguir, selecionei para você, algumas dicas, das
quais, poderá ser adaptada de acordo com sua realidade. Vamos tentar?
1 -Prepare
o ambiente para estudar
A escolha do seu
cantinho de estudos é muito importante! Encontre um lugar de sua casa em
que a chance de distrações seja a menor possível. Um ambiente iluminado e
silencioso é o ideal para se concentrar nos estudos.
2 - Separe o material necessário
Deixe ao seu
alcance somente o essencial para o estudo como lápis, borracha,
canetas, marcadores, blocos de anotações, caderno e livros. Ter o material
próximo evita a necessidade de para a todo momento as atividades para
buscar algo e diminui a possibilidade de distrações.
3 - Faça um cronograma de estudos
Monte um cronograma de estudos Se for estudar durante a semana, separe o conteúdo por dia e
o tempo que dedicará para cada disciplina. Uma boa opção é dividir as
matérias da maneira em que são dadas na escola (1ª aula; 2ª
aula...).
Lembre-se de
incluir os períodos de pausa no seu cronograma. Não rola estudar por horas
sem momentos de descanso! Estipule alguns minutos entre as disciplinas ou
aulas para se alongar, comer algo ou conversar com a família, por
exemplo.
4 - Assista às videoaulas
Algumas escolas
estão com videoaulas para seus que seus alunos não percam conteúdo,
mas sabemos que a realidade de muitos estudantes é diferente e nem todos
têm suporte on-line para o período sem aulas presenciais.
5 - Use a internet a seu favor
A internet é a
principal aliada do estudante que está em casa. O conteúdo on-line permite
ao aluno procurar diferentes fontes de informação e complementar o que há
nos livros didáticos de sua escola.
6 - Treine a redação
Uma boa redação é
feita com treino.
7 - Leia as obras dos vestibulares
Aproveite o tempo
em casa para ler as obras literárias cobradas pelas universidades em seus
vestibulares.
Nossa atividade da semana 9 (22 à 26/06): Elaborando um trabalho escrito
PARTE 2: Construção do trabalho
1.Revisão de literatura
Antes de
começar a escrever sobre um tema, você precisa pesquisar sobre ele. Tanto se o
tema já está definido e delimitado e, principalmente, se você terá que
escolher. A primeira parte da construção de qualquer trabalho consiste na
revisão de literatura. Nessa revisão, você deve buscar quem já escreveu e o que
já foi publicado sobre o assunto, que aspectos já foram abordados, quais as
lacunas existentes na literatura, etc. A revisão de literatura é a fundamentação
teórica do trabalho. Uma boa revisão de literatura utiliza várias fontes e
fontes confiáveis de obtenção de informações. A partir de todas essas fontes,
você precisa selecionar aquilo que será relevante para a elaboração do seu
trabalho.
2.Desenvolvimento
O desenvolvimento é o trabalho propriamente dito. É aqui que você
poderá desenvolver tudo aquilo que você coletou de informações e fazer um
apanhado geral do que é o mais relevante. O texto deve ser claro e objetivo,
com uma sequência lógica de ideias. No desenvolvimento, você pode incluir os problemas
relacionados ao tema escolhido, discutir soluções e trazer argumentações
daquilo que vem sendo discutido nas fontes que você consultou.
3.Como fazer uma boa introdução?
A introdução,
obviamente, deve ser baseada no tema principal. Você deve estar se perguntando
porque eu falei do desenvolvimento antes da introdução, não é mesmo?! Eu fiz
isso de propósito! Uma boa introdução é construída depois do desenvolvimento,
pois ela também é fruto da revisão de literatura unida a uma reflexão pessoal.
Quando você já tem o desenvolvimento do trabalho construído, as informações
ficam muito mais claras para que você possa introduzir o tema. Mais uma vez,
ela deve ser breve, clara e convincente! Você deve justificar na introdução o
motivo pelo qual você está abordando o tema escolhido. A introdução é o momento
de “vender o seu peixe”. É a partir dessa parte do trabalho que o leitor vai
decidir se fará a leitura completa do texto ou se o assunto não o interessa.
Também é importante incluir na introdução os objetivos que você almeja
alcançar com esse trabalho. Deixe o leitor curioso pra saber, ao final do
trabalho, se esses objetivos foram alcançados. Separe também um pequeno
parágrafo para falar da sua metodologia, ou seja, quais os meios que você
utilizou para desenvolver o trabalho (exemplo: pesquisa bibliográfica,
aplicação de questionários, análise de dados, etc.).
Segue um
exemplo de introdução para que você possa ter uma noção.
4.E a conclusão?
É na conclusão que você fará a finalização do seu trabalho.
Ela deve ser breve. Para ajudar, você pode tentar responder às seguintes
perguntas:
Quais foram as conclusões que você pode obter
com o trabalho?
Os objetivos foram atingidos?
Qual foi a contribuição da pesquisa?
Existem limitações no seu estudo?
Há novas possibilidades de pesquisa?
Segue um exemplo de conclusão para você analisar:
ANGÉLICA E JÉSSICA
PROFESSORAS DE ESTUDO ORIENTADO.
Nossa atividade da semana 8 (15 à 19/06): Elaborando um trabalho escrito
PARTE 1: Instruções de formatação
Fala, pessoal! Essa semana resolvemos dar algumas orientações sobre
como elaborar um trabalho escrito. Mesmo que vocês não estejam fazendo isto
neste momento, com certeza essas dicas vão ajudar muito futuramente. Vocês
ainda terão muitos trabalhos pela frente e vão precisar dessas orientações para
desenvolverem trabalhos cada vez melhores! Sugiro a vocês que copiem essa
publicação e salvem em algum lugar em seu computador, para que possa recorrer a
ela sempre que precisar.
1.Orientações gerais:
Pratiquem a elaboração de um trabalho cada vez mais
formal e tomem muito cuidado com a gramática. Seguem algumas orientações abaixo
de itens que vocês devem tentar seguir para escrever um bom trabalho:
Terceira pessoa do singular: evitem
expressões pessoais na escrita do trabalho, como por exemplo: “Neste trabalho VOUabordar...”, “Para isso, PRETENDEMOSbuscar...”, “Com este
objetivo, NÓS PESQUISAMOS...”, etc.
Tentem sempre substituir por expressões impessoais na terceira pessoa do
singular, como: “Neste trabalho SERÁabordado...”, “Para isso, PRETENDE-SE
buscar...”, “Com este objetivo, FOI
PESQUISADO...”, etc.
Clareza e objetividade: evitem ficar
dando muitas voltas ao longo do texto e fazê-lo ficar muito repetitivo ou
cansativo. Tenha como objetivo fazer o leitor se interessar pelo seu trabalho e
não desistir de lê-lo pelo caminho.
Parágrafos articulados: tomem sempre
muito cuidado com a coesão e a coerência do texto. Siga uma linha de raciocínio
com início, meio e fim. Tente conectar cada um dos parágrafos na ordem correta
das ideias.
Norma culta padrão da língua portuguesa:
o conhecimento da gramática é essencial. Este conhecimento pode ser cada vez
mais aprimorado através da prática da leitura e da escrita.
Associação Brasileira de Normas Técnicas
(ABNT): A ABNT contém normas que ajudam a padronizar os trabalhos acadêmicas,
para evitar que vire uma bagunça e cada um faça de um jeito. É interessante
conhecer pelo menos as normas principais para a elaboração de um bom trabalho. Nesta
publicação, trarei aqui algumas dessas informações.
2. Regras básicas de formatação
Seguem
algumas regrinhas que vão ajudar a padronizar o seu trabalho.
Os
textos devem ser sempre justificados, de acordo com o exemplo abaixo.
3.Estrutura do trabalho
O
seu trabalho poderá ser dividido seguindo os seguintes tópicos na ordem abaixo:
4.Capa
à
Para elaborar uma boa capa, inclua as seguintes informações da posição indicada
no modelo abaixo:
Instituição (nome da escola, por exemplo);
Autor (es);
Título;
Local (cidade);
Ano(entrega).
5.Referências bibliográficas
Nem sempre o seu professor vai exigir que as suas referências sigam as normas
da ABNT, mas isso pode sim acontecer! E, com certeza, você precisará disso para
fazer seus trabalhos quando estiver na faculdade. Por isso, observe as
instruções e exemplos abaixo.
Para
livros, artigos, periódicos, jornais, monografias, etc:
Referência
de sites:
A listagem das referências pode seguir a ordem em que aparecem ao longo do
trabalho ou Ordem alfabética, de acordo com a ABNT. Acredito que, para vocês,
será mais fácil a segunda opção.
Espero que tenham aproveitado e
gostado das dicas! Na próxima publicação, falaremos sobre como de elaborar um
bom trabalho, ou seja, como fazer uma boa introdução, desenvolvimento e conclusão.
ANGÉLICA E JÉSSICA
PROFESSORAS DE ESTUDO ORIENTADO.
Nossa atividade da semana 7 (08 à 13/06):
Bom dia meus queridos!! Gostaria de obter feedback de vocês a respeito
dos estudos individualizado! Têm conseguido? Qual a maior dificuldade de você?
Eu, professora Angélica, e a professora Jéssica, estamos à disposição de cada
um para que possamos passar por essa fase de uma forma mais leve e sem
muitos traumas.
Nessa semana, será disponibilizado um vídeo que mostra a necessidade de
sabermos estudar sozinhos. Eles falam de algumas técnicas que já foram
mencionadas em nossas aulas presenciais. Pois bem, essa é a hora de colocarmos
em prática, aquilo foi proposto por nós (professoras do EO), a organização para
estudar, técnicas de estudos e por ai vai!! Abaixo, segue o link que irá
esclarecer cada um de vocês de uma forma bem descontraída. Beijo no coração de
cada um e estamos com saudades.
Nossa atividade da semana 6 (01 à 05/06): Informações sobre o ENEM
Como foi
solicitado por grande parte dos alunos, estamos postando orientações para a
preparação para o ENEM. Mesmo que você ainda não seja aluno de 3º, vale a pena
conferir essas dicas para se preparar previamente, principalmente para quem
fará a prova como um teste.
O ENEM será adiado? Para quando?
Será feita uma
enquete com os participantes inscritos, no final de junho, na Página do
Participante. As datas do exame serão definidas após a consulta, portanto, não
deixem de participar.
Novidades no ENEM 2020
Esse ano foi
possível escolher entre ENEM
impresso ou ENEM
digital. Para o ENEM digital, foram disponibilizadas 101.100 vagas por
ordem de inscrição. Destas, 1.350 foram para o Espírito Santo. A distribuição
das vagas e os municípios contemplados para a aplicação do ENEM digital no nosso
estão descritos na tabelas abaixo:
Município
Número de vagas
Cachoeiro do Itapemirim
200
Cariacica
100
Vila Velha
300
Vitória
750
Distribuição das disciplinas por dia de
aplicação
Primeiro dia de prova: 5h30min de duração (13h30 às 19h).
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e
Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou
Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
Ciências Humanas e suas Tecnologias:
História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Segundo dia de prova: 5h de duração (13h30 às 18h30).
Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
Química, Física e Biologia;
Matemática e suas Tecnologias: Matemática.
Obs.:
Lembrando que os portões se abrem 12h e fecham 13h.
Como me organizar?
Montem um
cronograma para organizar os estudos considerando todas as disciplinas. Lembrando
que tem uma sugestão de cronograma para download nas postagens anteriores.
Para montar o
cronograma com o objetivo de ingressar em uma universidade, você precisa
considerar os seguintes pontos:
1.Escolha o curso: para escolher o curso, você
pode buscar o campo de atuação no mercado de trabalho, a listagem de cursos
ofertadas pela universidade/faculdade que você almeja e a grade curricular no
site da universidade/faculdade;
b.Não esqueça de levar em conta o número de vagas
e a concorrência de cada curso;
c. É importante também analisar a avaliação do
curso em cada uma das universidades/faculdades de interesse.
2.Escolhido o curso, busque o peso de cada uma das
disciplinas contempladas na prova do ENEM na universidade que você está almejando. Dê uma preferência proporcional ao
peso de cada uma na hora de organizar o cronograma.
b.Obs.: O cálculo das proficiências dos
participantes, a partir de suas respostas às questões de múltipla escolha das
provas objetivas, terá como base a Teoria
de Resposta ao Item (TRI).
3.Organize as disciplinas de forma que os estudos de
cada uma delas sejam finalizados antes dos dias marcados para as provas, no
primeiro e no segundo dia de aplicação.
Um ponto
importantíssimo na hora de estudar é resolver exercícios após o estudo de
cada conteúdo. No caso do ENEM, resolva provas de anos anteriores. Desta forma,
vocês terão noção dos conteúdos que mais caem em cada disciplina e o que
precisão focar mais.
Nossa atividade da semana 5 (25 à 29/05): Live: "Como tem sido seus estudos virtuais no processo de isolamento social"
Fala, galera! Essa semana teremos lives para podermos conversar um pouco e saber das dificuldades de vocês! Aproveitem o tempo para tirar dúvidas que tentaremos auxiliá-los naquilo que for possível! Sabemos que a situação é nova para todos, por isso mesmo queremos ajudar! Abraços a todos e aproveitem!
Angélica e Jéssica
Live do dia 26/05/2020 às 15h00
Live do dia 28/05/2020 às 9h00
Nossa atividade da semana 4 (18 à 25/05): Revisão de Códigos e Linguagens
Esse vídeo nos mostra como podemos estudar sozinhos, sem que um professor esteja ao seu lado constantemente. Sabemos que tudo é um processo, mas temos certeza que vocês passarão por essa fase mais fortalecidos e acreditando mais no potencial que cada um de vocês tem.
Estamos torcendo para que tudo fique bem!!
Angélica e Jéssica
Nossa atividade da semana 3 (11 à 15/05): Revisão de Ciências Humanas
Olá, pessoal! Essa semana vocês estão tendo um
tempo para revisar as áreas de Ciências da Natureza e Ciências exatas. Na próxima
semana, dias 18 à 22/05, vocês poderão revisar as disciplinas na área de
ciências humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). Vamos tentar
manter a nossa programação e organizar o nosso cronograma para aproveitar o
tempo ao máximo. Como essas disciplinas exigem bastante leitura, vou tentar
ajudar vocês a distribuir as tarefas de forma que o estudo fique o menos
cansativo possível. Para isso, aproveito para apresenta-los algumas técnicas de
estudo que talvez possa facilitar! Antes de qualquer coisa, gostaria de informá-los que há pesquisas que
defendem que o máximo que você consegue se manter concentrado são 90 minutos.
Por isso, independente da matéria, pense em intervalos e em momentos de
descanso. Um bom método é colocar 1 hora de estudos seguidos de 10 minutos de
descanso. Nos dias com menos tempo disponível, você pode reduzir para algo como
30 minutos estudando e 5 descansando.
ALGUMAS TÉCNICAS PARA VOCÊS
TESTAREM
Prática
distribuída de estudos:
O que é: programar um cronograma de estudos distribuídos ao longo do tempo.
Apesar desta
prática ser muito eficiente, ela quase nunca é usada pelos estudantes por conta
de um padrão que já foi identificado na maioria deles: a “procrastinação”. Isso
é um comportamento natural dos estudantes, de deixar tudo para depois, de só
estudar quando as provas estão chegando.
O ideal é
não estudar a mesma matéria por um tempo muito longo. Em geral, não é
recomendado que esse período ultrapasse 2 horas.
A prática distribuída também
deixa clara a importância das revisões. Se você vê um determinado conteúdo
várias vezes ao longo do tempo, há uma chance grande de que ele seja armazenado
em sua memória de longo prazo.
Explicar o
conteúdo para si mesmo:
O que é: o aluno estuda o conteúdo e,
simultaneamente, tenta explicá-lo, com suas próprias palavras, para si próprio.
A ideia deste método é de explicar como as novas
informações se relacionam a conteúdos já aprendidos ou explicar o passo a passo
da lição. Conforme o aluno avança nos estudos, ele deve procurar explicar
aquilo que está sendo visto para tentar sanar eventuais dúvidas que surjam no
decorrer do seu aprendizado, além de aprimorar o desenvolvimento do seu próprio
raciocínio lógico.
A técnica só dá certo se você entender o assunto e conseguir
decodificar o que está aprendendo. Isso significa que não adianta apenas falar
em voz alta o texto fazendo uma paráfrase, ou seja, trocando algumas palavras.
Estudo intercalado de diferentes conteúdos:
O que é:Misturar
diferentes matérias em uma mesma sessão de estudos.
Geralmente,
o estudante estuda um conteúdo até terminar todos os itens que fazem parte do assunto. Uma das justificativas para a eficiência do método é que o estudante, ao retomar um tema visto anteriormente, acessa a memória de longo prazo e força o cérebro a lembrar de algo que não foi visto nos últimos minutos, ajudando a fixar o conteúdo.
Vejam abaixo
um exemplo prático dessa técnica de estudo.
Uma dica que
podemos ressaltar acerca dessa técnica de estudo é intercalar as matérias que
demandam leitura com exatas. Assim, o aluno não ficará somente estudando
exclusivamente através da leitura, e haverá um maior conteúdo prático, de modo
que o estudo se torne mais dinâmico e menos monótono.
HORA DE
MONTAR O CRONOGRAMA
Estou
disponibilizando abaixo um arquivo de word com uma sugestão de cronograma. Lembrando
que é uma sugestão apenas e vocês poderão editar de acordo com a necessidade de
cada um. Vocês também podem utilizar o aplicativo Agenda Escolar para
montar o cronograma. Veja a forma que mais se encaixa
no seu perfil!
GOSTARIA DE RESSALTAR QUE, O QUADRO É UMA SUGESTÃO, E QUE CADA
ALUNO DEVERÁ ADEQUAR CONFORME A SUA REALIDADE. SE FICA APENAS EM CASA, SE
TRABALHA, O PERÍODO QUE TRABALHA, O TEMPO QUE CADA UM UTILIZA PARA CADA TAREFA
(REVISÃO, EXERCÍCIOS E VIDEO AULAS). PORTANTO, NÃO EXISTE UMA RECEITA CORRETA
PARA ESTUDO, CADA UM TEM SUA INDIVIDUALIDADE E NECESSIDADE PESSOAL.
UM GRANDE ABRAÇO
ANGÉLICA E JÉSSICA
PROFESSORAS DE ESTUDO ORIENTADO.
Nossa atividade da semana 2 (04 à 08/05): Revisão de Ciências da Natureza e Matemática
Pessoal, espero que estejam bem e se protegendo! Bem, para as próximas semanas, faremos divisão de conteúdos a serem revisados e atividades. A partir do dia 11 de maio, começaremos com revisão de ciências da natureza e matemática ( as outras áreas vocês seguem normal com atividades), na qual os professores desse área nãoenviarãoexercícios APENAS REVISÃO. A disciplina de Estudo Orientado está aqui para auxiliá-los nesse tarefa ( sabemos que não é fácil). Lembrando que, ciências da natureza envolve as disciplinas de Física, Química e Biologia incluindo a Matemática.
Então, segue abaixo, uma proposta de organização, de modo que seus estudos e tarefas sejam feito da melhor maneira possível. BASTA CLICAR EM REVISÃO
Fala, galera! Tudo certo? Espero que estejam todos bem! Segue uma vídeo aula preparada por mim (professora Jéssica) para ajudá-los na utilização do aplicativo Google Sala de Aula. Até porque, os estudos e a aprendizagem devem continuar! Lembrem-se dos degraus que falamos na aula de estudo orientado! Cada dia de estudo, cada aprendizado novo é um novo degrau que você sobe rumo à inteligência e, quem sabe também, rumo ao sucesso!
Bom!
ResponderExcluirTop
ResponderExcluir😉😉
ResponderExcluirTop
ResponderExcluirMuito legal!
ResponderExcluir👍👍
ResponderExcluirFicou muito bom.
ResponderExcluirMuito bom!👍
ResponderExcluirMuito legal
ResponderExcluir👍👍
ResponderExcluirMUITO INTERESSANTE
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluir👍🏼👍🏼
ResponderExcluirMuito bom !
ResponderExcluir👍🏻👍🏻
ResponderExcluirMuito bom !
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirÓtimo vídeo
ResponderExcluirFicou muito bom o vídeo!
ResponderExcluirótimo!
ResponderExcluirBom.
ResponderExcluir👍👍
ResponderExcluir👍🏻
ResponderExcluirÓtimo texto!
ResponderExcluirAmei as dicas de estudo!!
ResponderExcluirQue bom, Thamyres! 😊
ExcluirMe ajudou demais a cronometrar os meus estudos!
ResponderExcluirQue ótimo, José! 😁😁
ExcluirBrigada
ResponderExcluirMuito bom mesmo
ResponderExcluirMuito interessante
ResponderExcluirWanessa Santos 2M4
Muito legal!!
ResponderExcluirJheiane Moreira - 2M3
Top
ResponderExcluirMAYSA - 2M1
Show
ResponderExcluirMaria Luiza - 3M1
Amei!
ResponderExcluirGostei bastante das dicas !!
ResponderExcluirMuito bom - Evellyn 2m1
ResponderExcluirMuito interessante
ResponderExcluir👍
ResponderExcluirBacana as informações sobre o Enem!
ResponderExcluirMaria Luiza - 3m1
Muito bom essas informações. Evellyn-2M1
ResponderExcluir👍
ResponderExcluirMuito legal as informações.
ResponderExcluirWanessa 2M4
👍
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirBoas dicas
ResponderExcluirMuito bom Evellyn- 2m1
ResponderExcluirMuito bom as dicas
ResponderExcluirWanessa - 2m4
Muito boa as dicas!!
ResponderExcluirBoa as dicas
ResponderExcluirOtimas dicas. Evellyn-2M1
ResponderExcluirConcordo com as afirmações, pois penso que sem estudo e conhecimento não chegamos a lugar nenhum
ResponderExcluirIsso aí, Evelyn! 👏🏻👏🏻👏🏻
ExcluirShow
ResponderExcluirAs afirmações são ótimas, mostram o quanto devemos se esforçar para conquistar nossos objetivos.
ResponderExcluirExatamente!! 😉
ExcluirNão esqueça de deixar aqui seu nome e sua turma, ok?!
As afirmaçoes são muito boas, mostra que devemos nos esforçarmos para conseguir aquilo que a gente quer. Evellyn Cordeiro-2M1
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluir