Boas Vindas!

Olá aluno(a),

Seja bem-vindo(a) a nossa sala de aula virtual!!

Você está entrando na página reservada à Parte Diversificada do Currículo do Ensino Médio. Aqui você terá suas aulas referente às disciplinas de Estudo Orientado, Projeto de Vida e Eletivas.

Desejamos a vocês uma boa aula e bons estudos!


Equipe Maria Ortiz.

Projeto de Vida


 Este é o espaço para você buscar problematizar as múltiplas dimensões que integram sua identidade de forma a contribuir para sua organização e planejamento de ações futuras.






PROJETO DE VIDA








Atividade com o trailer do filme: UM SONHO POSSÍVEL

O filme conta a história de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem negro vindo de um lar destruído, que é ajudado por uma família branca, liderada por Leigh Anne (Sandra Bullock) que acredita em seu potencial. Com a ajuda do treinador de futebol, de sua escola e de sua nova família, Oher terá de superar diversos desafios a sua frente, o que também mudará a vida de todos a sua volta. 
 O longa é inspirado em uma história real e dirigido por John Lee Hancock, que também escreveu o roteiro a partir do livro The Blind Side: Evolution of a Game, de Michael Lewis. 

Após assistir ao trailer, responda:

1.    Qual a mensagem principal passada pelo filme? 

2.    O que você entende por solidariedade? É o mesmo que caridade? Explique. 

3.    Que mudança a atitude da mãe, ao recolher o menino para a própria casa, resultou na vida de Big Mike? 

4.    Em nossa cidade você consegue perceber algum caso de desigualdade social? Pesquise-os e registre de alguma forma: fotos, vídeos, reportagens... Que atitudes concretas são feitas para amenizar o problema? Há comprometimento da sociedade e dos órgãos públicos responsáveis? 

5.    Como podemos ser agentes de mudança na sociedade? 

*Essa atividade não precisa ter uma resposta devolvida aos professores. Mas é importante, que você faça as reflexões, e que, caso queira, as anote no caderno, para realizarmos discussões futuras dentro da disciplina de Projeto de Vida.


Ptrofessoras:  Ariadna, Clara, Fernanda Mirela, Joyce,Mariana e Monique





Qual é o seu sonho? O que você está fazendo agora para realizar esse sonho?

Todas as pessoas têm pelo menos algum sonho na vida: conseguir um bom emprego, abrir o próprio negócio, viajar pelo mundo, ganhar muito dinheiro, ter uma vida saudável e etc.

Já imaginou se você conseguisse realizar seus objetivos de forma rápida e fácil? Como é possível transformar todos os seus sonhos em realidade?

Muitas pessoas não conseguem realizar seus sonhos, por desconhecerem a maneira correta de estabelecer seus objetivos e metas. E por não saberem como planejar a vida, acabam fazendo ações erradas que não trazem nenhum resultado positivo.

Para chegar em algum lugar, você precisa saber o caminho, precisa ter um mapa de como chegar. Se você não sabe pra onde está indo, fica muito difícil chegar onde deseja. O projeto de vida é exatamente o mapa do caminho que você precisa seguir pra chegar no seu destino.

Realizar seus sonhos sem estabelecer uma meta definida, sem ter um plano de vida, é o mesmo que viajar sem um mapa, sem saber para onde está indo. As metas e objetivos representam seu destino, onde você quer chegar ou estar daqui a um, dois ou cinco anos.

É muito importante você criar um projeto de vida, pois nele são elaborados planos detalhados para o cumprimento dessas metas. Por mais que a meta seja grandiosa, você é capaz de realizá-la passo a passo.

COMO REALIZAR O SEU OBJETIVO

Eu sempre tive muitos objetivos, queria fazer muitas coisas… mas nunca sabia como realmente colocar tudo isso em prática.

Por várias vezes eu entrava em ação, mas nunca conseguia os resultados desejados.
Eu sempre me perguntava porque as pessoas conseguiam realizar seus sonhos e eu nunca conseguia.

O problema estava exatamente no meu objetivo. Quando você tenta fazer muitas coisas, acaba não fazendo nada. E quando você não sabe o que precisa ser feito, fica muito difícil alcançar os resultados.

A forma como você planeja e entra em ação, faz toda a diferença.

Por isso, veja abaixo o vídeo que eu fiz, onde eu mostro os 4 principais passos para você conseguir colocar em prática seus objetivos.

Você tem objetivos bem definidos na sua vida?

Não basta ter apenas um simples desejo ou uma vontade de querer fazer algo.

Você precisa ter um objetivo definido, saber muito bem o que quer fazer.

Para alcançar um objetivo você precisa ter metas claras, saber exatamente onde você quer chegar.

Você precisa pensar em qual direção você está indo e se faz algum sentindo seguir por esse caminho.

Visualize aquilo que você quer alcançar e monte um plano de ação pra chegar naquele lugar.

Mas comece pequeno, se você escolher começar com uma meta muito complexa, você corre o risco de não conseguir alcançar o resultado desejado. Por isso comece com uma meta que será possível atingir em curto prazo.

Pessoas que escrevem suas metas, têm mais chances de realizar seus objetivos do que pessoas que não escrevem e deixam isso apenas na cabeça.

Se você tem seu objetivo apenas na sua mente, se você não escreveu ele, não planejou, é muito provável que você não vai consegui atingir esse objetivo, não vai conseguir alcançar o resultado que você espera.

Outra coisa muito importante também é você ter foco no que quer fazer.

Não adianta nada você ter vários objetivos e não conseguir colocá-los em prática.

Quando você divide sua atenção em vários projetos diferentes, você não consegue ter o resultado esperado.

Por isso, escolha um projeto por vez, escolha aquilo que você considera mais importante e comece por ele, só depois de completar todas as tarefas e conseguir alcançar o resultado, aí sim você foca no próximo projeto.

Coloque toda sua atenção e energia em apenas um objetivo de cada vez.

É importante que você finalize o primeiro objetivo para só depois começar um outro.
Termine ele, cumpra todas as etapas, todas as tarefas, alcance os resultados que você espera com ele, para só depois partir para outro objetivo.


 
PASSO 1:

O primeiro passo para você ter um objetivo definido, é você escolher apenas 1 objetivo para trabalhar.

Se você tiver vários escolha apenas 1.



PASSO 2:

O segundo passo é escrever o que é esse objetivo. Escreva em um papel ou no seu computador ou no celular o que é esse objetivo, quanto mais especifico você for melhor.

Escreva os detalhes do que é esse objetivo e coloque em um lugar que você sempre possa ver, que todo dia você consiga visualizar e se lembrar de qual é o seu objetivo e que seu foco, suas tarefas e seus pensamentos são voltados todos pra esse objetivo.


PASSO 3:

O terceiro passo é você escrever o porque esse objetivo é importante para você, quais os resultados que ele vai te trazer, porque ele é importante para a sua vida e para as outras pessoas.

Isso vai servir para você não perder a motivação, pra quando você tiver em ação, e começar a desanimar, você vai lembrar o porque você ta fazendo o que você ta fazendo.

Esse porque vai fazer você lembrar a importância de você continuar seguindo em frente.

 PASSO 4:

E o quarto passo é escrever como você vai realizar esse objetivo.

Você precisa listar todas as tarefas que precisam ser realizadas para que esse objetivo seja concluído.

O mínimo que você precisa fazer, é reservar pelo menos uma hora por dia pra fazer alguma tarefa que vai te deixar mais perto de alcançar esse objetivo.

É como se fosse uma escada, você precisa subir um degrau de cada vez pra chegar no final.

E o mais importante: entre em ação!

Não fique só sonhando com o seu objetivo, esperando as condições perfeitas, porque a hora certa é agora.

Comprometa-se a realizar essas tarefas e faça acontecer!

FOCO NO SEU OBJETIVO!
Fonte: Bruno Malca


Como foi dito, o primeiro passo para você ter um objetivo definido e conseguir realiza-lo é ter foco. Coloque toda sua atenção e energia para conseguir os resultados que deseja.

Vamos exercitar os passos que acabamos de ler?

Pensando no momento em que estamos vivendo, a quarentena em função da pandemia do Covid-19 – Coronavírus, ao retornar a suas atividades do dia a dia, o que espera? Quais são seus planos, seus sonhos, seus objetivos? Quais os 5 (cinco) passos que você seguirá?

Esta atividade, não é para ser enviada nesse primeiro momento, portanto, apenas desenvolva e vá guardando suas informações. Quando terminarmos todo o projeto é que faremos a socialização deste.

E caso ache interessante que pensemos mais profundamente sobre alguma questão social, poste mensagem aqui mesmo na sala de aula para que possamos discutir sobre a temática abordada.

Faça o download do arquivo e inicie seu projeto.





Professoras: 
Fernanda Mirella, Clara, Monique, Ariadna, Mariana e Joyce.

Após conhecer os passos de como desenvolver seu Projeto de Vida que tal refletirmos um pouco mais sobre nossas relações humanas?

Para isso, convidamos vocês a assistirem ao filme "Intocáveis" (Intouchables), disponível no link abaixo:


 Sinopse:
Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabele, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

Após assistir, reflita a respeito de três questões trabalhadas no filme:


a) Os estereótipos: A princípio, sem se conhecer, qual a visão de cada um dos dois personagens principais a respeito do outro? Ao fim, elas estavam absolutamente certas?



b) Confiança: O quanto importante é poder confiar em alguém? Como os personagens demonstraram que havia entre eles uma relação de confiança? Você consegue escolher a pessoa em que você mais confia na vida? Qual seria?





*Obs.: Essa atividade não precisa ter uma resposta devolvida aos professores. Mas é importante, que você faça as reflexões, e que, caso queira, as anote no caderno, para realizarmos discussões futuras dentro da disciplina de Projeto de Vida.



#FIQUEEMCASA
#VAIPASSAR



Atividade da 2ª semana: Leitura e reflexão a partir do texto Uma esperança de Clarice Lispector.

Uma esperança- Clarice Lispector
Aqui em casa pousou uma esperança. Não a clássica, que tantas vezes verifica-se ser ilusória, embora mesmo assim nos sustente sempre. Mas a outra, bem concreta e verde: o inseto.
Houve um grito abafado de um de meus filhos:
– Uma esperança! e na parede, bem em cima de sua cadeira! Emoção dele também que unia em uma só as duas esperanças, já tem idade para isso. Antes surpresa minha: esperança é coisa secreta e costuma pousar diretamente em mim, sem ninguém saber, e não acima de minha cabeça numa parede. Pequeno rebuliço: mas era indubitável, lá estava ela, e mais magra e verde não poderia ser.
– Ela quase não tem corpo, queixei-me.
– Ela só tem alma, explicou meu filho e, como filhos são uma surpresa para nós, descobri com surpresa que ele falava das duas esperanças.
Ela caminhava devagar sobre os fiapos das longas pernas, por entre os quadros da parede. Três vezes tentou renitente uma saída entre dois quadros, três vezes teve que retroceder caminho. Custava a aprender.
– Ela é burrinha, comentou o menino.
– Sei disso, respondi um pouco trágica.
– Está agora procurando outro caminho, olhe, coitada, como ela hesita.
– Sei, é assim mesmo.
– Parece que esperança não tem olhos, mamãe, é guiada pelas antenas.
– Sei, continuei mais infeliz ainda.
Ali ficamos, não sei quanto tempo olhando. Vigiando-a como se vigiava na Grécia ou em Roma o começo de fogo do lar para que não se apagasse.
– Ela se esqueceu de que pode voar, mamãe, e pensa que só pode andar devagar assim.
Andava mesmo devagar – estaria por acaso ferida? Ah não, senão de um modo ou de outro escorreria sangue, tem sido sempre assim comigo.
Foi então que farejando o mundo que é comível, saiu de trás de um quadro uma aranha. Não uma aranha, mas me parecia “a” aranha. Andando pela sua teia invisível, parecia transladar-se maciamente no ar. Ela queria a esperança. Mas nós também queríamos e, oh! Deus, queríamos menos que comê-la. Meu filho foi buscar a vassoura. Eu disse fracamente, confusa, sem saber se chegara infelizmente a hora certa de perder a esperança:
– É que não se mata aranha, me disseram que traz sorte…
– Mas ela vai esmigalhar a esperança! respondeu o menino com ferocidade.
– Preciso falar com a empregada para limpar atrás dos quadros – falei sentindo a frase deslocada e ouvindo o certo cansaço que havia na minha voz. Depois devaneei um pouco de como eu seria sucinta e misteriosa com a empregada: eu lhe diria apenas: você faz o favor de facilitar o caminho da esperança.
O menino, morta a aranha, fez um trocadilho, com o inseto e a nossa esperança. Meu outro filho, que estava vendo televisão, ouviu e riu de prazer. Não havia dúvida: a esperança pousara em casa, alma e corpo.
Mas como é bonito o inseto: mais pousa que vive, é um esqueletinho verde, e tem uma forma tão delicada que isso explica por que eu, que gosto de pegar nas coisas, nunca tentei pegá-la.
Uma vez, aliás, agora é que me lembro, uma esperança bem menor que esta, pousara no meu braço. Não senti nada, de tão leve que era, foi só visualmente que tomei consciência de sua presença. Encabulei com a delicadeza. Eu não mexia o braço e pensei: “e essa agora? que devo fazer?” Em verdade nada fiz. Fiquei extremamente quieta como se uma flor tivesse nascido em mim. Depois não me lembro mais o que aconteceu. E, acho que não aconteceu nada.
 Clarice Lispector, Felicidade Clandestina

Quem foi Clarice Lispector?

Clarice Lispector nasceu dia 10 de dezembro de 1920 na Ucrânia e faleceu no  Rio de Janeiro, dia  9 de dezembro de 1977, foi uma escritora e jornalista ucraniana naturalizada brasileira. Autora de romancescontos e ensaios, é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, tendo como uma de suas principais características a epifania de personagens comuns em momentos do cotidiano. Quanto às suas identidades nacional e regional, declarava-se brasileira e pernambucana.

A partir da leitura desse texto reflita sobre algumas questões:

a)      O que a chegada daquele inseto (esperança) significou para aquela família?
b)      Por que tiveram tanto medo daquela aranha escondida atrás do quadro?
c)      O que desperta na gente a esperança e nos dá força para seguir? Em momentos como o que estamos passando agora, com o corona vírus e todas as mudanças que ele tem provocado em nossas vidas, o que nos traz esperança e nos acalma?

A pergunta que fica é, por que separamos essa crônica pra lermos e pensarmos sobre ela agora? O que está acontecendo no mundo?
Todos nós sabemos que estamos passando por um momento muito particular e único na história, quando uma mesma doença e seus efeitos se tornaram o assunto principal de boa parte dos habitantes da Terra. Claro que já existiram outras epidemias na história, mas, pela primeira vez, uma epidemia em um mundo tão globalizado e conectado como o nosso, uma pandemia do século 21. As preocupações com ela não são só de nossa cidade, estado e país, mas de boa parte dos habitantes do planeta. Com certeza vocês sabem disso, afinal, os jornais passam isso o tempo todo. Por que estamos falando de novo sobre isso? Já não basta a televisão? Os jornais e tudo mais? Pois é. Aqui o objetivo não é falar quais são os números mais recentes ou as pesquisas mais atuais sobre o vírus e a doença, mas de como nós estamos lidando com esse momento.

 E é aí que entra o texto da Clarice, o que nos ajuda a manter essa esperança e a passar pelos momentos difíceis? Para tentar fazer com que esses dias se tornem mais suportáveis e melhores, vale recorrermos à música, aos filmes, séries e vídeos que mais gostamos, lermos livros, vale brincarmos com nossos irmãos e irmãs, olharmos com mais carinho e cuidado para quem está perto de nós, nossos pais e familiares, procuramos algo que nos acalme, seja orar, meditar, ouvir música ou até jogar, algo que nos ajude a lidar e a passar por esse momento. É também uma boa hora para conhecermos coisas novas, novos tipos de música, novos tipos de atividades, brincadeiras e formas de passar o tempo.
Por isso, separamos aqui algumas indicações de séries e livro para quem quiser assistir nesse momento.

Séries e filmes, boa parte deles tem na Netflix:

Atypical
Anne with an “E”
Black Mirror
Olhos que condenam
Madame C.J Walker
Nada ortodoxa
O zoológico de Varsóvia
12 anos de escravidão
O menino que domou o vento
Dumplin
Hoje eu quero voltar sozinho
Olga

Livros: 

Vidas secas - Graciliano Ramos
A hora da estrela - Clarice Lispector
Felicidade clandestina - Clarice Lispector
Capitães da areia - Jorge Amado
A metamorfose - Franz Kafka
O diário de Anne Frank - Anne Frank
É isto um homem? - Primo Levi
A revolução dos bichos - George Orwell
1984 - George Orwell





























  Professoras:Ariadna,Clara, Fernanda, Joyce, Mariana e Monique.


ATIVIDADE DA 3ª SEMANA: REFLEXÃO A PARTIR DA HISTÓRIA DE LUTA DE MALALA YOUSAFZAI.

  • Leitura e reflexão do pequeno texto sobre uma pessoa que nos inspira: Malala Yousafzai.
  • Assistir ao vídeo sobre a sua história
  • Refletir sobre o papel transformador da educação

Conheça a história da ativista Malala Yousafzai
Veja três dicas para saber tudo sobre a paquistanesa que é a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz
Por Marcela CoelhoJulia Di Spagna

Malala ficou conhecida mundialmente após ser baleada na cabeça por talibãs ao sair da escola em outubro de 2012, quando tinha 15 anos. Seu crime foi se manifestar contra a proibição dos estudos para as mulheres em seu país.

A jovem nasceu e cresceu em Mingora, a maior cidade do Vale Swat, região bastante conservadora do Paquistão. Em 2008, o líder talibã, que dominava o local, exigiu que as escolas interrompessem as aulas dadas para as meninas por um mês.

Naquela época, um jornalista da BBC perguntou ao pai de Malala, que era dono da escola onde ela estudava, se alguns jovens estariam dispostos a falar sobre o assunto. Foi quando a menina criou o blog “Diário de uma Estudante Paquistanesa” para escrever sobre seu amor pelos estudos e as dificuldades vividas no Paquistão. O blog era escrito sob um pseudônimo, mas em poucos meses a identidade de Malala foi revelada e ela passou a conceder entrevistas para TVs e jornais.

O ataque à ativista veio logo depois que os talibãs haviam perdido o controle do Vale Swat e a justificativa foi que ela era uma ameaça contra o Islã. A menina precisou passar por uma cirurgia e foi transferida para o Reino Unido, onde recebeu tratamento e se recuperou.

Em 2014, por conta do seu engajamento para garantir o direito à educação das mulheres, Malala se tornou a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, aos 17 anos. Atualmente, ela vive com sua família na Inglaterra, mas tem ainda o desejo de voltar ao seu país para entrar na política.

Ficou interessado na história de Malala? Nós reunimos três materiais para você saber mais sobre a vida da ativista e entender toda a luta e os ideais da jovem.

1. Documentário Malala

 (Divulgação/Divulgação)
Este documentário, dirigido pelo norte-americano Davis Guggenheim, mostra o cotidiano de Malala ao lado de sua família. Também é possível ver de perto as viagens da ativista para conseguir apoio e recursos para ampliar o alcance de seus objetivos. O diretor conviveu 18 meses com Malala, seus pais e irmãos. Além de ficar na casa da família, em Birmingham, na Inglaterra, Guggenheim acompanhou a passagem dela por países como Nigéria, Quênia, Emirados Árabes Unidos e Jordânia para conversar com jovens e autoridades.
O documentário está disponível na Netflix.

2. O terceiro episódio do programa My Next Guest Needs No Introduction 

 (Divulgação/Divulgação)

3. Livro Eu Sou Malala






PARA REFLETIR:

A luta de Malala pelo direito de as mulheres estudarem ganhou o mundo. Embora ainda existam muitas barreiras a seres superadas, Malala é uma jovem que inspira a corrermos atrás de nossos ideais. Também nos faz refletir sobre o poder transformador que a educação apresenta na vida de cada sujeito e da sociedade como um todo.
Em muitos lugares do mundo a vida apresenta dificuldades que estão relacionadas a desigualdade social, desigualdade de gênero, conflitos étnicos raciais, violência, dentre outros. Embora existam particularidades dentro de cada país, região e cultura.
É papel da escola formar cidadãos, sujeitos capazes de refletir e questionar a realidade. Capaz de desenvolverem seus projetos de vida, lutar pelos seus direitos e promoverem as mudanças necessárias para um mundo mais justo, mais igual e com respeito à todas as formas de vida.

a)      Após fazer a leitura do texto assista o vídeo do youtube  https://www.youtube.com/watch?v=A6SD8vph8-8 e reflita sobre o que te chamou a atenção na história de Malala.

b)      Por que é importante garantir que as mulheres possam estudar e terem as mesmas oportunidades?

c)      No Brasil, o acesso à educação básica é garantido por lei na constituição federal. Embora ainda existam muitos desafios a seres superados. Será que realmente todos os indivíduos têm acesso à educação e as mesma oportunidades? A partir da frase abaixo, reflita sobre o papel da educação na mudança da sociedade.

Professoras:Ariadna,Clara, Fernanda, Joyce, Mariana e Monique.





Atividade da 4º semana: Reflexão sobre a importância da ciência, o papel da escola, o impacto das ações humanas nos ecossistemas e populações vulneráveis.


Descrição da atividade:

1)Assistir ao filme “O menino que descobriu o vento” (The boy who harnessed the Wind).

É possível fazer o download no link:

https://drive.google.com/open?id=1kan3xeu7yJIwSVvUA7WnSs5RrT2tjJJ8

  
Sinopse:

Nascido no Malauí, um dos países mais pobres da África, William Kamkwamba sempre acreditou num futuro diferente ao de seus familiares. Em 2001, quando tinha 13 anos, a região onde morava foi assolada por uma seca e a plantação de sua família acabou devastada. Sem poder pagar os oito dólares anuais por sua educação, William foi forçado a deixar a escola e a ajudar a família num momento em que milhares de pessoas pelo país morriam de fome. Apesar de todos os obstáculos, o adolescente encontrou numa pequena biblioteca próxima a sua casa o caminho para persistir em seus sonhos.


2) Sabendo que o filme chama atenção por ser baseado em uma história real, mais especificamente, numa bibliografia chamada “O Menino que Descobriu o Vento” de William Kamkwamba. O filme traz aspectos importantes como a importância da ciência, da escola, do conhecimento. O filme também coloca a importância de conhecer o funcionamento de ecossistemas, compreender o impacto das ações humanas nestes e também mostra o potencial desses impactos em afetar a vida de populações vulneráveis. Além disso, o filme é permeado por questões políticas, valores morais e ideias humanitárias.
A partir desse contexto, reflita:

a)      A respeito da importância de ciência e o papel da escola, principalmente na atualidade;
b)      No impacto das ações humanas nos ecossistemas e nas populações vulneráveis.


*Essa atividade não precisa ter uma resposta devolvida aos professores. Mas é importante, que você faça as reflexões, e que, caso queira, as anote no caderno, para realizarmos discussões futuras dentro da disciplina de Projeto de Vida.



Professoras:Fernanda,Clara, Ariadna, Joyce, Mariana e Monique.


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Para esta 5ª aula preparamos para vocês uma palestra com a Psicóloga Prof.ª Me. Caroline. Ela abordará o tema "Adolescência: Contribuições da Psicologia do Desenvolvimento na atualidade" . 

Não Percam!

Dia 29/05, às 16 horas.



Professoras:Fernanda,Clara, Ariadna, Joyce, Mariana e Monique.









PROJETO DE VIDA

Atividade com o trailer do filme: UM SONHO POSSÍVEL

O filme conta a história de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem negro vindo de um lar destruído, que é ajudado por uma família branca, liderada por Leigh Anne (Sandra Bullock) que acredita em seu potencial. Com a ajuda do treinador de futebol, de sua escola e de sua nova família, Oher terá de superar diversos desafios a sua frente, o que também mudará a vida de todos a sua volta. 
 O longa é inspirado em uma história real e dirigido por John Lee Hancock, que também escreveu o roteiro a partir do livro The Blind Side: Evolution of a Game, de Michael Lewis. 

Após assistir ao trailer, responda:

1.    Qual a mensagem principal passada pelo filme? 

2.    O que você entende por solidariedade? É o mesmo que caridade? Explique. 

3.    Que mudança a atitude da mãe, ao recolher o menino para a própria casa, resultou na vida de Big Mike? 

4.    Em nossa cidade você consegue perceber algum caso de desigualdade social? Pesquise-os e registre de alguma forma: fotos, vídeos, reportagens... Que atitudes concretas são feitas para amenizar o problema? Há comprometimento da sociedade e dos órgãos públicos responsáveis? 

5.    Como podemos ser agentes de mudança na sociedade? 



*Essa atividade não precisa ter uma resposta devolvida aos professores. Mas é importante, que você faça as reflexões, e que, caso queira, as anote no caderno, para realizarmos discussões futuras dentro da disciplina de Projeto de Vida.




Professoras:Ariadna, Clara, Fernanda, Joyce, Mariana e Monique.


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Atividade da 7º semana: Reflexão sobre Resiliência Emocional, que está diretamente ligada às facetas de nossa personalidade como autoconfiança, tolerância ao estresse e frustração.






 Inicialmente como proposta desta semana pedimos que ouçam a poesia “Resistir” por meio do vídeo “Poesia e rapadura com Bráulio Bessa”  https://www.youtube.com/watch?v=ZABW7w2-7js, reflitam e comentem (se possível) sobre a seguinte questão:

Que correlação essa poesia de Bráulio Bessa parece ter com nosso dia a dia acerca das pessoas com quem contamos; e com as características que precisamos fortalecer, para sermos mais felizes em nosso caminho?

A ideia é de falarmos um pouco sobre as competências socioemocionais, com o foco na RESILIÊNCIA EMOCIONAL, que está diretamente ligada às facetas de nossa personalidade como AUTOCONFIANÇA, TOLERÂNCIA AO ESTRESSE E FRUSTRAÇÃO.

Após terem refletido sobre a poesia, assistam ao vídeo que que traz informações sobre RESILIÊNCIA com algumas estratégias que podem ser usadas para nos ajudar a construir resiliência https://www.youtube.com/watch?v=hFwN93b10jg&feature=emb_rel_end
Respondam a partir do que viram no vídeo e de acordo com suas experiências, o que entendem por RESILIÊNCIA EMOCIONAL.




O que é resiliência?
 (Conceito apresentado no site Psicologia Viva)

O termo resiliência originalmente é um conceito da física e se refere à propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Analogamente a psicologia adota este termo para se referir à capacidade que as
pessoas têm de se adaptarem às dificuldades, traumas, ameaças, tragédias ou fontes significativas que podem provocar estresse.
Tais como problemas familiares e de relacionamentos, problemas relacionados à saúde, ou estressores financeiros, ou relacionados ao trabalho. Significa “recuar” de experiências difíceis.
Mas saiba que ser resiliente não significa dizer que uma pessoa não tenha dificuldade ou angústia. Não é isso! Dor e tristeza emocional são comuns em pessoas quando passam por adversidades. É muito provável que o caminho da resiliência envolva considerável sofrimento emocional.

O mais importante é que a Resiliência não é uma característica determinante, ou seja, que as pessoas tenham ou não. Ser Resiliente envolve comportamentos, pensamentos e ações que podem ser aprendidas, exercitadas e desenvolvidas em qualquer pessoa! Não podemos nos esquecer de que precisamos nos esforçar para buscarmos e alcançarmos a cada dia um pouco mais de resiliência. 

Exemplo de resiliência muito oportuno a ser enfatizado nesta semana:

Existem muitos exemplos de pessoas que transformaram verdadeiras tragédias em oportunidade de crescimento Um deles é Nelson Mandela, um dos mais importantes líderes da história mundial, conhecido principalmente por sua luta por um mundo melhor.

“Nelson Mandela”


Nascido em 1918, na África do Sul, Mandela criou a Liga Juvenil do Congresso Nacional Africano (CNA), partido pelo qual se tornaria presidente do país. Em um regime político que considerava o negro uma raça inferior e, portanto, sem direitos, Mandela lançou o manifesto ”Um Homem, Um Voto”, no qual mostravam que 2 milhões de brancos dominavam 8 milhões de negros.
Mandela, junto com o CNA, adotou o princípio de não violência como norteador de sua luta. Porém, em 21 de março de 1960, durante um protesto pacífico contra a Lei do Passe (que obrigava os negros a carregarem uma caderneta informando os lugares que poderiam frequentar), a polícia abriu fogo contra as 5 mil pessoas que participavam do ato.
Mais de 60 pessoas morreram e mais 200 ficaram feridas. A partir deste dia — hoje conhecido como Dia Internacional contra a Discriminação Racial —, Mandela entendeu que não seria possível mudar a grave situação do país apenas por vias pacíficas, passando a buscar treinamento militar.
Por conta de sua luta, Mandela foi condenado à prisão perpétua em 1964. Passou 27 anos preso e, durante a reclusão, percebeu que seria importante aprender o africâner — a língua dos brancos. Mesmo na cadeia, tornou-se internacionalmente conhecido como símbolo da luta contra o regime segregacionista.
Com o aumento da pressão internacional, após muita negociação, Mandela foi solto em fevereiro de 1990. Apesar de terem tirado 27 anos de contato com sua família e com seu país, os discursos de Mandela ao sair da prisão eram mais conciliadores e menos inflamados.
A mudança foi fundamental para a refundação do país, que o elegeu presidente em 1993. Sua política foi marcada principalmente pela ausência de domínio dos brancos sobre negros, instalando uma democracia multirracial.
Mandela ensinou o dom da resiliência a seu povo, e seu governo buscou reconciliar oprimidos e opressores. Ao longo de seus 95 anos de vida, Mandela foi um verdadeiro “herói de carne e osso”. O dia de seu nascimento, 18 de julho, foi declarado o Dia Internacional Nelson Mandela, que tem o objetivo de valorizar a luta pela liberdade, justiça e democracia.

Indicações de filme/série:

Madiba https://www.youtube.com/watch?v=pVFasydhfbc (parte 01/no youtube tem os demais episódios)




Professoras:Ariadna, Clara, Fernanda, Joyce, Mariana e Monique.





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PROJETO DE VIDA 
(semana 15/06 a 22/06)

Atividade da 8ª semana: Os benefícios da prática de Yoga 


Descrição da atividade:
Sugestão de uma prática de Yoga para iniciantes. O vídeo está disponível no link abaixo. Leia o textinho sobre Yoga e seus benefícios ao corpo e à mente, depois assista ao vídeo sugerido e realize a prática dentro do que for possível no seu espaço.

Ioga além das posturas: quais são os dez mandamentos desta ...
Obs.: Imagem ilustrativa. Estamos em momento de isolamento social, portanto realize sua prática em casa.


O que é Yoga?

O termo “yoga” significa “união”: união da alma ou consciência individual com o Espírito ou Consciência Universal. Muitas pessoas acham que a yoga se limita a exercícios físicos – os asanas ou posturas que nas últimas décadas se popularizaram no mundo todo – mas este é apenas o aspecto mais superficial da profunda ciência de desenvolver o potencial infinito da mente e da alma do ser humano.
O ioga ou yoga é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas originárias da Índia. A palavra está associada com as práticas meditativas costuma ser associado tipicamente com a hata-ioga e suas asanas ou como uma forma de exercício.
                  (Fonte: https://www.yogananda-srf.org/O_que_%C3%A9_realmente_a_Yoga_.aspx)
                                                                                        
Alguns benefícios da prática de Yoga

·         Diminui o estresse e ansiedade
·         Promove condicionamento físico
·         Facilita o emagrecimento
·         Alivia dores corporais
·         Contribui para o controle da pressão e dos batimentos cardíacos
·         Melhora a qualidade do sono

                                                              #FIQUEEMCASA #VAIPASSAR                                                                                      

Professoras:Ariadna, Clara, Fernanda, Joyce, Mariana e Monique.



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PROJETO DE VIDA 
(semana 23/06 a 30/06)



Atividade da 9ª semana: Como fazemos escolhas e tomamos decisões no dia a dia? 

A maioria das pessoas pensa que é livre em suas escolhas, mas ocorre que não somos livres no “sentido puro” quando tomamos determinado caminho. Dessa forma, nos resta perguntar sobre o que se quer dizer com “ser livre”, sendo que essa indagação nos levaria a outra, qual seja: “o que é a liberdade?”. E o que seria ser livre no “sentido puro”?

Tomemos aqui, o conceito de liberdade como sendo o direito de agir segundo a sua própria vontade, ou seja, de acordo com o livre arbítrio. Assim, de acordo com esse conceito, ser livre é poder escolher entre fazer ou não fazer algo, sendo a possibilidade de fazer escolhas a própria manifestação da liberdade e o colocá-la em prática a própria vontade.

Quando digo fazer escolhas no “sentido puro” me refiro às situações nas quais escolhemos entre fazer ou não fazer algo, ou seja, utilizando-se da liberdade, de maneira que não somos influenciados por nenhuma circunstância externa ou interna. Porém, quando fazemos nossas escolhas sejam elas escolhas importantes ou escolhas aparentemente simples, do dia a dia, não podemos nos esquecer de que essas escolhas estão intimamente relacionadas com o mundo lá fora, com as nossas amizades, nossa família e criação, nossa condição econômica, o local em que vivemos, nossa relação com a religião e diversas outras questões.

 Ou seja, nossas escolhas estão intimamente relacionadas a vários outros aspectos da nossa existência, que nos ajudam a filtrar e, às vezes, limitam o número de opções que temos. Portanto, nossas escolhas sofrem a interferência de influências externas que se transformam em concepções internas e que nos conduzem a um certo caminho, sendo nossa liberdade restringida por essas influências e a nossa vontade contaminada.

Alguém poderia questionar que “se podemos escolher entre fazer ou não fazer algo, logo seríamos livres em nossas escolhas”. Talvez sim, mas se analisarmos bem, as escolhas que fazemos “livremente” já estariam predeterminados de alguma maneira pelas experiências e informações arquivadas em nossa mente que já teriam contribuído para a formação de nosso modo de ser, e nos conduzido a determinados caminhos.

É fundamental pensarmos sobre nossas escolhas e a nossa liberdade, será que elas são ilimitadas? Claro que não! Mas será que essa tal liberdade existe? E qual a melhor maneira de usá-la e tomarmos as melhores decisões e mais, como acontece esse processo de tomada de decisões? Enfim, é um tema muito rico e fundamental para que possamos lidar melhor com a vida, tanto no presente, quanto também para nossas perspectivas de futuro. Para fazermos boas escolhas temos que ter a clareza de que somos limitados e não temos total liberdade para fazermos o que bem quisermos, mas também precisamos nos conhecer. E, por autoconhecimento, há também o reconhecimento de seu lugar no mundo e como isso interfere em nossas decisões individuais.

Enfim, pensar as nossas escolhas é fundamental tanto para vivermos melhor o presente quanto pensarmos em nossos projetos para o futuro e, para aprofundar essa reflexão, sugerimos que assistam a esse pequeno documentário:  “Como fazemos escolhas e tomamos decisões no dia a dia” - Estudo Salto Livre:  
https://www.youtube.com/watch?v=e3oDX-QVQm4
Este documentário mostra justamente o quanto precisamos escolher ao longo do dia, das semanas e dos meses e, com uma série de estudos, pesquisas e ouvindo diversos tipos de pesquisadores, busca questionar por que escolhemos, como fazemos e o que nos influencia e, no final, chega a uma possível saída. Que saída o documentário aponta? Onde estaria a nossa liberdade de escolha? Seria ela individual ou coletiva?
Depois de assistirem ao documentário, propomos que reflitam sobre essas questões e compartilhem no blog o que acharam do documentário e o que acharam dessas reflexões?
Abraço e fiquem bem,
Ariadna, Clara, Fernanda, Joyce, Mariana e Monique.


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                           PROJETO DE VIDA
                        (Semana 13/07 a 20/07)

Pessoal, boa tarde, bom dia ou até mesmo boa noite! 

A atividade de Projeto de Vida desta semana é participar da live com a advogada Suellen Mendes. Essa live faz parte do projeto profissões e tem o objetivo de nos ajudar a conhecer melhor algumas profissões e até mesmo auxiliar nosso processo de escolha. Então, já sabem, que todos nós temos compromisso na Quinta-feira, 16/07, às 15:00. Vamos prestigiar nossa convidada que está muito empolgada e feliz com o convite. Contamos com a presença de vocês,



Professoras:Ariadna, Clara, Fernanda, Mariana e Monique.





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PROJETO DE VIDA
 (Semana 20/07 a 27/07)


Tema: "Ter ambição é bom, mas é importante saber o que fazer com ela"



Quem nunca sonhou ou desejou algo na vida? Um emprego melhor, casa, carro, estabilidade financeira.

Sonhos, desejos, ambição são inerentes a qualquer pessoa, contudo, para alcançá-los, é necessário esforço e ética para não ferir o outro no caminho trilhado para tal. 


🍀Para a reflexão da semana leia os seguintes textos:


Texto 1: Um Ambicioso Pedreiro

Há muitos anos, na terra de Zhuang, havia um pedreiro muito habilidoso cuja fama até já tinha chegado às regiões vizinhas.
Um dia, um homem muito rico o mandou fazer uma obra. O pedreiro, quando lá chegou, ficou extremamente impressionado com o luxo que havia naquela casa, nas vestimentas e nas sedas e brocados, na mesa repleta dos mais diversos e saborosos petiscos, na quantidade de empregados etc. Invejoso, abandonou o trabalho e só pensava na maneira de vir a ser, ele também, um homem muito rico.
Ora, os deuses imortais ouviram os seus desejos e fizeram dele um homem muito rico. Ao se ver assim, de repente, ele ficou louco de alegria. Mas, um belo dia, passou diante de sua casa um mandarim sentado numa cadeirinha carregada pelos seus criados. Por onde ia era aclamado pelas pessoas que se inclinavam dando-lhe passagem.
Mas o pedreiro, todo inchado no seu orgulho de "novo rico", recusou a inclinar-se para saudar o mandarim, dizendo baixinho: "Não tenho eu também tantos servos como ele? Por que teria então de me inclinar diante dele?"
Por azar, o mandarim o ouviu e, estupefato com tal insolência, ordenou aos seus homens que o prendessem e lhe dessem uma bela surra depois de multá-lo.
Depois disso, o pedreiro só gemia e se queixava dizendo:
- Ai! Ai! Ser rico não é nada, ser mandarim é melhor ainda. E desde então, só pensava numa forma de se tornar um grande mandarim.
Acontece que os deuses imortais acabaram ouvindo seus desejos e fizeram dele um grande mandarim. O pedreiro mais uma vez ficou louco de alegria. Porém, usando mal seu poder como mandarim, tratava o povo com tirania, provocando ira e ódio de todos.
Um dia, quando contornava uma colina com seus homens, ele viu um grupo de encantadoras jovens zhuang. E com a cobiça de um tigre diante de um rebanho de ovelhas, mandou apanhá-las. Mas os gritos das mulheres foram tantos que surgiram camponeses de todos os lados com machados, enxadas e foices, avançando por cima dos homens do mandarim. Acabaram por dispersar os outros e amarrar o mandarim levando-o para o centro da aldeia e dando-lhe uma excelente sova.
Depois dessa aventura, o pedreiro ficava arrepiado só de ouvir falar dos camponeses zhuang, e murmurava pelos cantos: "Os mandarins não são nada perto dos camponeses zhuang!" Novamente os deuses imortais ouviram seu desejo e satisfizeram-no.
Ao tornar-se um camponês zhuang, o antigo pedreiro ia todos os dias trabalhar nas encostas das montanhas. Era verão, e o sol queimava-lhe os miolos. Creio que, por estar um pouco com miolo mole, foi que nosso pedreiro começou a desejar dia e noite ser ele mesmo um sol.
Sim: nada menos que um sol! E os deuses imortais fizeram dele um sol. Preso ao céu ele lançava raios de "fogo" que toda gente receava, e ele se divertia com seu poder. Ora, um belo dia, uma nuvem avançou com muita rapidez e escondeu o sol.
- E eu que julgava que o sol era o mais poderoso! Exclamou o pedreiro, com certo despeito.
– Ora, afinal, ele não é nada perto de uma nuvem!
E como acontecera anteriormente, tanto ele desejou que acabou se tornando uma nuvem – leve, livre e solta nos céus. Mas um belo dia, sem perceber, veio um vento forte e o desfez num abrir e fechar de olhos. Do pequeno pedaço que sobrou, que mal aproveitava a liberdade do céu, podiam- se ouvir as reclamações do pedreiro, que agora queria ser vento. E assim foi até um dia o vento bater numa rocha, e descobrir que por mais que soprasse, as rochas das altas montanhas eram o seu obstáculo. 
Tornou-se então uma rocha, e imóvel ficou um bom tempo na encosta de uma bela montanha. Até que, um dia, um grupo de pedreiros descobriu que aquela pedra servia exatamente para o seu trabalho. Então, começaram a cortá-la. À vista disso, o pedreiro pediu ajuda aos deuses imortais.
- Não foram boas as razões que te fizeram sair de sua condição primeira. É melhor que tu voltes a ela!
Desiludido de suas aventuras, ele parou de cobiçar a torto e direito. E resolveu se dedicar com afinco ao seu trabalho, sem julgar e invejar a vida alheia. Os seus clientes aumentaram dia a dia.
Tornou-se, então, um notável pedreiro que era tido em consideração por toda gente de sua terra, e de terras vizinhas.
Ele muito aprendeu com tudo aquilo. Porém guardava no seu coração suas aventuras e desventuras, que com o passar do tempo foram se tornando suas preciosas pedras de sabedoria.


Texto 2: O despertar da ambição

(Texto publicado na seção Comportamento da Revista Isto é, de 12 de fevereiro de 2010)

Ambição não é uma característica importante apenas para a vida profissional. Afinal, investir também no lado pessoal é o que garante a felicidade – e não apenas o sucesso. Ainda menina, a estilista Maria Zeli, 61 anos, descobriu a importância do dinheiro. Aos 10 anos, cobrava das irmãs para arrumar suas unhas e cabelos.
Com o que ganhava, comprava tecido e mandava fazer vestidos na costureira. Por sua conta, bordava flores, pérolas. Vinda do interior de São Paulo, chegou à capital paulista para trabalhar como educadora e estudar pedagogia. As colegas se encantavam com suas roupas, e ela logo transformou seu talento em negócio. Comprou diferentes peças e vendeu tudo às amigas no mesmo dia.
Reinvestiu o dinheiro em mais roupas. Até que, em 1975, abriu sua primeira butique na edícula dos fundos de casa. Hoje, a maison que leva seu nome fica em Moema, bairro nobre, e começa a formatar um plano de franquias. Seus vestidos de festa e de noivas custam, em média, R$ 1 mil. Maria Zeli é bem-sucedida profissionalmente, mas elege as filhas como sua maior conquista.
“Adoro ser mãe”, afirma, referindo-se a Patrícia, 37 anos, a Vanessa, 36, e a Nicole, 16. A mais velha é também dona de uma loja. A do meio trabalha junto com Maria Zeli. A caçula se prepara para estudar moda. Nicole nasceu quando a estilista já estava com 45 anos e com a carreira estabilizada. “Queria muito ser mãe novamente. Tive três abortos naturais antes”, conta ela que não se sentiria realizada se não tivesse conseguido concretizar sua ambição pessoal. “Fui perseverante em tudo. A sorte também veio, mas como merecimento pela honestidade e pela batalha diária”, acredita.


Propostas para reflexão:

a) O conto chinês e a reportagem da revista 'Isto é' trazem duas vertentes populares da palavra ambição. Quais são estas vertentes? Reflita como a ambição, quando utilizada da maneira correta pode render frutos para o futuro.

b) Qual a sua concepção de ambição?



Para Saber Mais:
A palavra ambição vem do latim ambitio, ação de rodear, cercar, solicitação, manejo, lisonja, adulação, fausto, ostentação, elevada condição. Na Roma antiga, designava o candidato que assediava o eleitor em busca de votos. Ela significa 1. forte desejo de poder e riquezas, honras ou glórias; cobiça, cupidez. 2. anseio veemente de alcançar determinado objetivo, de obter sucesso, aspiração, pretensão.








Professoras:Ariadna, Clara, Fernanda,  Mariana e Monique.
 

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                                                   Aula de Projeto de Vida 
                                                (Semana de 28/07 a 03/08)

Projeto profissões: Momento de pensar um pouco sobre o caminho profissional que seguiremos.

Alun@s,como vocês estão?

Mesmo com o pouco tempo de aula presencial que tivemos conversamos, quando apresentamos a disciplina de Projeto de Vida,  que esta nova matéria não era só um espaço para falarmos de cursos e faculdade, mas um momento para pensarmos sobre nós mesmos, nos conhecermos melhor e pensarmos sobre como queremos seguir nossa vida, que objetivos gostaríamos de alcançar nas mais diversas áreas da nossa existência. No entanto, a questão profissional é uma das esferas da nossa vida e precisamos separar um tempo para pensarmos e refletirmos sobre o que queremos fazer profissionalmente. Queremos fazer uma faculdade? Um curso técnico primeiro? Em que área? Como saber com 16, 17 ou 18 anos a área que eu quero seguir? 

O que devemos fazer para escolher certo, escolher melhor, para não acabarmos sendo escolhidos pelo que dá pra fazer por não termos pensado um pouquinho melhor sobre esse assunto. Existem vários sites, canais do youtube e tudo mais, que trazem uma série de dicas para facilitar esse processo. Vamos compartilhar algumas dicas, que não vão trazer a resposta, mas podem ajudar a guiar a reflexão e o pensamento. 
1) Saiba quem você é:
O que isso significa? Significa dizer que o primeiro passo para escolher uma profissão é o autoconhecimento, um dos temas sobre o qual provavelmente já conversamos durante as aulas e também do qual as duas convidadas que fizeram LIVES no nosso Projeto Profissões falaram. Para sabermos para onde queremos ir, que caminho seguir, temos que saber o que gostamos, o que temos facilidade de fazer, o que é difícil para cada um de nós. Só por meio desse autoconhecimento que podemos pensar em construir nosso projeto de vida e também em fazer nossa escolha profissional.
2) Conheça suas habilidades e pontos fortes
3) Saiba o que você não quer:
Pense nas suas habilidades e no que gosta de fazer e defina o que você não faria de jeito nenhum porque não tem a ver com suas habilidades ou interesses. Por exemplo, se você não gosta de matemática e nem de máquinas ou novas tecnologias, já pode descartar profissões ligadas a engenharia, por exemplo.
4) Pesquise sobre as profissões que te interessam:
Faça uma escolha consciente, pesquise um pouco da profissão e do curso que te interessa.Se possível, pesquise a média de salários que esses profissionais ganham e conversem, sempre que puderem, com alguém que já exerça a profissão que você está interessado. Assim você conhecerá um pouco mais da rotina e dos desafios que aquela profissão tem. 
5) Não vá atrás de modas ou apenas porque certos cursos estão em "alta"
Pesquise e veja sim os salários e o retorno financeiro da profissão que tem interesse porque, afinal, dinheiro é importante sim. Não o dinheiro em excesso, mas o suficiente para ter uma vida confortável e sem muito perrengue. 
6) Converse:
Converse com seus pais, professores, colegas da escola, trocar ideias é bom para que possa pensar cada vez mais no assunto.Como complemento também vale fazer alguns testes vocacionais na internet. Claro que você não deve levar as informações do teste à risca, mas ele pode te ajudar a se conhecer mais e conhecer novas possibilidades.
7) Faça uma lista com as suas principais opções de carreira e profissões e tente pensar nos prós e contras de cada uma delas.

Nós sabemos que essa escolha nem sempre é óbvia e fácil, e é fundamental sabermos que poderemos nos especializar mais ou mudar, porque não necessariamente sua escolha inicial tem que ser a que você vai seguir durante toda a vida.

Para tentar ajudar um pouquinho mais, separei aqui alguns vídeos e também um teste vocacional online para que vocês vejam, olhem e pensem um pouco mais nisso. 

Conversa sobre como escolher uma profissão: https://www.youtube.com/watch?v=eXSc61gG6TE
Depoimentos sobre as dificuldades do processo: https://www.youtube.com/watch?v=rsjJ1slut9Y


O importante é sempre buscarmos nos conhecermos melhor, sabermos das nossas necessidades, das nossas habilidades, daquilo que gostamos e do que queremos para gente no futuro. 

O projeto Profissões, com lives sobre algumas áreas  no canal da escola, está sendo feito pra tentar ajudar a lidar com essas questões e com toda a angústia e a ansiedade que elas trazem. Nesse momento de pandemia, essas palestras virtuais foram a maneira que encontramos de tentar continuarmos com esse projeto. A primeira foi sobre Medicina e a segunda sobre Direito, agora gostaríamos de saber de vocês sugestões de profissões para promovermos lives e podermos fazer esse intercâmbio entre os profissionais das áreas que vocês têm curiosidade e a escola. 

Meninos, deixem nos comentários sugestões de profissões para buscarmos profissionais das áreas com maior demanda. Lembrando, se não houver participação, não saberemos o que vocês querem ver por aqui, tá? Vejam os vídeos, façam o teste e deixem a sugestão aqui! 

Abraço e fiquem bem, 


Professoras:Ariadna, Clara, Fernanda,  Mariana e Monique.






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PROJETO DE VIDA
 (Semana 17/08 a 21/08)

Olá menin@s!
Os textos e questões levantadas a seguir propõem uma reflexão sobre a relação existente entre o pensamento e o sentimento no processo de tomada de decisões. Através dessas reflexões você descobrirá como é possível identificar escolhas levando em consideração as opções existentes, bem como, entre outras coisas importantes, a buscar ações/pontos que o ajude a ser mais confiante em suas decisões.

(...) Viver é estar constantemente tomando decisões. É lógico que isso gera angústia. E nem sempre só pelo resultado, que pode até ser positivo, mas pela própria dissonância cognitiva criada no processo, pela ansiedade desencadeada após a tomada e, isso é pior, pelo grande número de decisões que temos de tomar todos os dias.

Esse movimento de angústia, quando não devidamente ressignificado e transformado em gasolina em nosso motor, pode gerar as tão conhecidas doenças psicossomáticas. Então a culpa é do livre-arbítrio?

Sem ter alguém para culpar pelas nossas decisões (Somos ou não somos responsáveis por elas?) nos vemos imediatamente sozinhos com a responsabilidade. Isso é bom, quando sabemos administrar com equilíbrio e bom senso. O segredo está em como pensamos sobre nosso caminho à frente e não como pensamos sobre o que já caminhamos. Perdemos muito tempo avaliando as falhas e esquecemos como podemos utilizar isto para evitar futuros erros (...).102

 

🎀Aladim e a lâmpada maravilhosa 2001: Um gênio diferente, um final surpreendente. 106

Aladim caminhava por uma viela estreita e escura quando um cálido brilho no chão chamou sua atenção. Aproximando-se, viu que era uma lâmpada. Estava a olhá-la por vários ângulos quando viu sob a poeira algo que parecia ser algum escrito. Passou a mão no local e subitamente uma grande luz branca começou a surgir do bico da lâmpada. Aladim assustou-se e deixou cair a lâmpada, enquanto uma grande forma humana masculina ia se formando no espaço antes vazio. Em vez de terminar em pés, suas pernas se afunilavam na direção do bico da lâmpada. A forma, algo fantasmagórica, flutuava envolta por uma aura oscilante.

Antes que Aladim pudesse sequer avaliar a situação, a forma disse com voz grave e firme:

—Sou o Gênio da Lâmpada, e você tem direito a um desejo.

Recobrando-se, Aladim compreendeu logo a situação e, sem questionar por que era um só desejo, já ia dizendo algo quando o Gênio continuou:

—Mas há três condições. Três condições? Onde já se viu gênio ter condições para atender desejos? Aladim continuou ouvindo.

—Primeira condição: o que quer que você deseje, deve se realizar antes em sua mente.

Aladim já ia perguntar o que isto queria dizer, mas o Gênio não deixou:

—Segunda condição: o que quer que você deseje, deve desejar integralmente, sem conflitos.

Desta vez, Aladim esperou.

—Terceira condição: o que quer que você deseje, deve ser capaz de continuar desejando para continuar a ter.

Aladim, ansioso por dizer logo o que queria, fez o primeiro desejo assim que pôde falar:

—Eu quero um milhão de dólares!

—Já se imaginou tendo um milhão de dólares?

Aladim agora entendera o que queria dizer a primeira condição. Na mesma hora vieram à sua mente imagens de si mesmo nadando em dinheiro, comprando muitas coisas. Mas ao se imaginar, questionou-se se teria que compartilhar parte do dinheiro com pobres ou outras pessoas. Aí entendeu a segunda condição, e percebeu que seu desejo não poderia ser atendido. Aladim então buscou então algum desejo que poderia ter sem conflitos. Pensou, pensou, buscou e por fim disse ao Gênio:

—Senhor Gênio, eu quero uma companheira bela, sábia e carinhosa. Aladim tinha se imaginado com uma mulher assim e sentiu que aquilo ele queria de verdade, sem qualquer conflito.

O Gênio fez um gesto e de sua mão saiu um feixe de luz esverdeada na direção do coração de Aladim. Este teve uma alucinação, como um sonho, de viver com uma mulher bela, sábia e carinhosa por vários anos. E viu-se então enjoado, não a queria mais depois de tanto tempo. Voltando à realidade, Aladim lembrou-se das cenas e viu que aquele desejo também não poderia ser atendido. Entristeceu-se, pensando que jamais poderia querer e continuar querendo algo sem conflitos.

Algo aparentemente aconteceu. O rosto de Aladim iluminou-se, e ele se empertigou todo para dizer ao Gênio que já sabia o que queria.

—Sim? O Gênio foi lacônico.

Aladim completou, em um só fôlego:

—Eu desejo que você me dê à capacidade de realizar os desejos que eu imaginar em minha mente, sem conflitos!

Algo inesperado aconteceu: o Gênio foi se soltando da lâmpada, formaram-se duas pernas completas no seu corpo e ele desceu devagar até finalmente se apoiar no chão, em frente a Aladim, que o olhava com um ar interrogador.

—Obrigado, disse o Gênio, sorridente. Estava escrito que eu seria libertado quando alguém pedisse algo que já tivesse!

 

🎀Pontos para reflexão:

a) Em linhas gerais, qual é a sua interpretação sobre o que aborda esta versão do conto?

b) Sobre a primeira e a segunda condição determinada pelo gênio, qual é a relação que se pode estabelecer entre: Decisões x Desejos x Conflitos?

c) Como você entende o mecanismo de tomada de decisão que se dá entre os seus pensamentos e seus sentimentos?

1. Agora, assim como Aladim, imagine que você pode formular um desejo ao gênio da lâmpada. Qual seria o seu desejo?

2. Tomando como pressuposto que o seu desejo exposto na questão anterior não possa se realizar nesse dado momento, cite três escolhas distintas que você seja capaz de realizar nesse mesmo momento.

  

🎀Texto: Decisões Libertadoras105

(...) Muitas das suas decisões não serão certeiras. Você cometerá erros. O presidente Jonh F. Kennedy disse: “Há custos envolvidos em um programa de ação, mas eles são muito menores do que os riscos e custos de longo prazo envolvidos no conforto da falta de ação”. Você vai descobrir que decisões são libertadoras. O paradoxo é que algumas pessoas mais estressadas do planeta são aquelas que estão paralisadas pela indecisão. (...) Você consegue visualizar uma cena do filme Coração Valente, em que William Wallace ficaria na frente do seu bando de guerreiros sujos e esfarrapados, retorcendo as mãos em meio à indecisão, andando de um lado para o outro, preocupado em decidir se deveria atacar ou não? Você consegue imaginar o medo que eles sentiriam?

 

🎀Para Refletir:

(...) Quando as pessoas imaginam que não podem contar com uma opção, elas são forçadas a mover seu holofote mental para outro lugar – e movê-lo bastante -, muitas vezes pela primeira vez em muito tempo. (Em contrapartida, quando as pessoas são solicitadas a “pensar em outra opção”, em geral se limitam, sem muito entusiasmo, a mover o holofote apenas alguns centímetros, sugerindo apenas uma pequena variação de uma alternativa existente.) O velho ditado “A necessidade é a invenção” parece se aplicar a esse caso. Enquanto não formos forçados a nos sair como uma nova opção, provavelmente nos ateremos às opções que já temos (...).107

 🎀 Vale a pena ler:


Referência: Material do educador. Aulas de Projeto de Vida. Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). 1 edição, p.283-293, 2016.


Espero que estejam bem!


Abraços, 

 

Professoras: Ariadna, Clara, Fernanda, Mariana e Monique

 

 






58 comentários:

  1. Anne with an "E" é muito bom e achei as indicações dos livros muito interessante.

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  2. Ótimos texto, o primeiro filme é muito bom nos ensina muitas coisas.

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  3. Amei o filme da primeira atividade e esse texto da Clarice é bem reflexivo.

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  4. Anne with an "E" e o Diário de Anne Frank são maravilhosos.

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  5. Gosto muito do filme intocáveis e a série atypical, pois nós mostra a visão de vida do jeito deles com uma grande reflexão das suas dificuldades

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  6. Já li dois desses livros e são bem interessantes, e ja assisti a maioria dessas séries e filmes, eles são realmente muito bons!

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  7. Já tive a oportunidade de ler alguns desses livros, e cada historia possui momentos que vale a pena fazer uma boa reflexão

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  8. Interessante! Já assisti alguns dos filmes/séries q foram indicados.

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  9. O primeiro filme é muito bom, uma história muito tocante com várias reflexãoes

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  10. Legal, Anne with an "e" é uma série muito boa.

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  11. Este comentário foi removido pelo autor.

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  12. Gosto muito do filme Intocáveis,tem reflexões incríveis.Adorei as indicações dos livros e das séries.

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  13. A história da Malala é realmente incrível e inspiradora!

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  14. A história da Malala e muito legal.
    E no Brasil sabemos que nem todos tem as mesmas oportunidades e nem acesso a educação mesmo sendo algo muito importante para a vida de todos

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  15. Eu acho essa história (Malala) muito legal e interessante

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  16. Todas as indicações de vídeos e filmes foram muito boas. Isso acaba despertando vários interesses em saber muito mais, como o vídeo sobre a Malala que mostra tudo que ela passou para se tornar o que e também o foco que nós devemos sempre ter e nunca desistir do nossos objetivos.

    Wanessa Santos 2M4

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  17. A história de Malala é incrível e inspiradora!

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  18. Todas as indicações de FILMEs e séries são muito bons , até ja vi alguns.Muito legal.

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  19. A história da Malala é realmente incrível!

    MAYSA SACHT - 2M1

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  20. Realmente Malala tem uma história maravilhosa!

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  21. Adorei as indicações dos livros e da série. Gosto muito do diário de Anne Frank

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  22. A história da Malala além de ser tocante é muito inspiradora!

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  23. Muito bom ver um pouco da história do Nelson Manndella

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  24. Gostei muito da indicação do vídeo de Yoga, pois já era algo que queria fazer e não sabia como começar.

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  25. Gostei bastante das dicas de Yoga, e além disso é relaxante.

    Wanessa 2M4

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  26. Gostei do texto! Acho yoga uma prática bem interessante 👍

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  27. Estou praticando yoga nessa quarentena e está me ajudando muito

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  28. Gostei bastante do texto , o yoga parece ser bem interessante . Muito bom.

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  29. a- No texto 1 a ambição está relacionada a sentimentos negativos(inveja e cobiça) e já no texto 2 a ambição era positiva e vida a evolução e crescimento.
    b- ambição e o anseio constante de alcançar determinado objetivo.

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  30. A - No texto 1 a ambição tinha pontos negativos como desmerecer os outros, ter inveja e no texto 2 a ambição usada de forma correta fez render vários frutos positivos.
    B - Ambição é você lutar por si mesmo pela conquista de seus sonhos.

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  31. Podiam trazer algum profissional da área da Psicologia e algum(a) Design De interiores... seria legal saber mais sobre essa profissões.

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  32. a) No primeiro texto a ambição tinha vários pontos negativos, tinha inveja dos outros e não queria fazer alguma coisa para realizar seus sonhos.Ja no texto 2 e totalmente diferente, ele correr atrás para realizar os sonhos dele.
    b)Obstinação intensa para conseguir determinado propósito; vontade de alcançar sonhos.

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