Você está entrando na página reservada à Parte Diversificada do Currículo do Ensino Médio. Aqui você terá suas aulas referente às disciplinas de Estudo Orientado, Projeto de Vida e Eletivas.
Desejamos a vocês uma boa aula e bons estudos!
Equipe Maria Ortiz.
Projeto de Vida
Este é o espaço para você buscar problematizar as múltiplas dimensões que integram sua identidade de forma a contribuir para sua organização e planejamento de ações futuras.
PROJETO DE VIDA
Atividade com o trailer do filme: UM SONHO POSSÍVEL
O filme conta a história de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem negro vindo de um lar destruído, que é ajudado por uma família branca, liderada por Leigh Anne (Sandra Bullock) que acredita em seu potencial. Com a ajuda do treinador de futebol, de sua escola e de sua nova família, Oher terá de superar diversos desafios a sua frente, o que também mudará a vida de todos a sua volta.
O longa é inspirado em uma história real e dirigido por John Lee Hancock, que também escreveu o roteiro a partir do livro The Blind Side: Evolution of a Game, de Michael Lewis.
Após assistir ao trailer, responda:
1.Qual a mensagem principal passada pelo filme?
2.O que você entende por solidariedade? É o mesmo que caridade? Explique.
3.Que mudança a atitude da mãe, ao recolher o menino para a própria casa, resultou na vida de Big Mike?
4.Em nossa cidade você consegue perceber algum caso de desigualdade social?Pesquise-os e registre de alguma forma: fotos, vídeos, reportagens... Que atitudes concretas são feitas para amenizar o problema? Há comprometimento da sociedade e dos órgãos públicos responsáveis?
5.Como podemos ser agentes de mudança na sociedade?
*Essa atividade não precisa ter uma resposta devolvida aos professores. Mas é importante, que você faça as reflexões, e que, caso queira, as anote no caderno, para realizarmos discussões futuras dentro da disciplina de Projeto de Vida.
Ptrofessoras: Ariadna, Clara, Fernanda Mirela, Joyce,Mariana e Monique
Qual é o seu sonho? O que você está fazendo agora para realizar esse
sonho?
Todas as pessoas têm pelo menos algum sonho na vida: conseguir um bom emprego, abrir o próprio
negócio, viajar pelo mundo, ganhar muito dinheiro, ter uma vida saudável e etc.
Já imaginou se você conseguisse realizar seus
objetivos de forma rápida e fácil? Como é possível transformar todos os seus sonhos em realidade?
Muitas pessoas não conseguem realizar seus sonhos, por
desconhecerem a maneira correta de estabelecer seus objetivos e metas. E por
não saberem como planejar a vida, acabam fazendo ações erradas que não
trazem nenhum resultado positivo.
Para chegar em algum lugar, você precisa saber o
caminho, precisa ter um mapa de como chegar. Se você não sabe pra onde está
indo, fica muito difícil chegar onde deseja. O projeto de vida é
exatamente o mapa do caminho que você precisa seguir pra chegar no seu destino.
Realizar seus sonhos sem estabelecer uma meta
definida, sem ter um plano de vida, é o mesmo que viajar sem um mapa, sem saber
para onde está indo. As metas e objetivos representam seu destino, onde
você quer chegar ou estar daqui a um, dois ou cinco anos.
É muito importante você criar um projeto de vida, pois
nele são elaborados planos detalhados para o cumprimento dessas metas. Por mais
que a meta seja grandiosa, você é capaz de realizá-la passo a passo.
COMO REALIZAR O
SEU OBJETIVO
Eu sempre tive muitos objetivos, queria fazer muitas coisas… mas nunca
sabia como realmente colocar tudo isso em prática.
Por várias vezes eu entrava em ação, mas nunca conseguia os resultados
desejados.
Eu sempre me perguntava porque as pessoas conseguiam realizar seus
sonhos e eu nunca conseguia.
O problema estava exatamente no meu objetivo. Quando você tenta fazer
muitas coisas, acaba não fazendo nada. E quando você não sabe o que precisa ser
feito, fica muito difícil alcançar os resultados.
A forma como você planeja e entra em ação, faz
toda a diferença.
Por isso, veja abaixo o vídeo que eu fiz, onde
eu mostro os 4 principais passos para você conseguir colocar em prática seus
objetivos.
Você tem objetivos bem
definidos na sua vida?
Não basta ter apenas um simples desejo ou uma vontade de querer fazer
algo.
Você precisa ter um objetivo definido, saber muito bem o que quer fazer.
Para alcançar um objetivo você precisa ter metas claras, saber exatamente
onde você quer chegar.
Você precisa pensar em qual direção você está indo e se faz algum
sentindo seguir por esse caminho.
Visualize aquilo que você quer alcançar e monte um plano de ação pra chegar
naquele lugar.
Mas comece pequeno, se você escolher começar com uma meta muito
complexa, você corre o risco de não conseguir alcançar o resultado desejado.
Por isso comece com uma meta que será possível atingir em curto prazo.
Pessoas que escrevem suas metas, têm mais chances de realizar seus
objetivos do que pessoas que não escrevem e deixam isso apenas na cabeça.
Se você tem seu objetivo apenas na sua mente, se você não escreveu ele,
não planejou, é muito provável que você não vai consegui atingir esse objetivo,
não vai conseguir alcançar o resultado que você espera.
Outra coisa muito importante também é você ter foco no que quer
fazer.
Não adianta nada você ter vários objetivos e não conseguir colocá-los em
prática.
Quando você divide sua atenção em vários projetos diferentes, você não consegue
ter o resultado esperado.
Por isso, escolha um projeto por vez, escolha aquilo que você considera
mais importante e comece por ele, só depois de completar todas as tarefas e
conseguir alcançar o resultado, aí sim você foca no próximo projeto.
Coloque toda sua atenção e energia em apenas um objetivo de cada vez.
É importante que você finalize o primeiro objetivo para só depois
começar um outro.
Termine ele, cumpra todas as etapas, todas as tarefas, alcance os resultados
que você espera com ele, para só depois partir para outro objetivo.
PASSO 1:
O primeiro passo para você ter um objetivo definido, é você escolher apenas 1
objetivo para trabalhar.
Se você tiver vários escolha apenas 1.
PASSO 2:
O segundo passo é escrever o que é esse objetivo. Escreva em um papel ou no seu
computador ou no celular o que é esse objetivo, quanto mais especifico você for
melhor.
Escreva os detalhes do que é esse objetivo e coloque em um lugar que
você sempre possa ver, que todo dia você consiga visualizar e se lembrar de
qual é o seu objetivo e que seu foco, suas tarefas e seus pensamentos são
voltados todos pra esse objetivo.
PASSO 3:
O terceiro passo é você escrever o porque esse objetivo é importante para você,
quais os resultados que ele vai te trazer, porque ele é importante para a sua
vida e para as outras pessoas.
Isso vai servir para você não perder a motivação, pra quando você tiver
em ação, e começar a desanimar, você vai lembrar o porque você ta fazendo o que
você ta fazendo.
Esse porque vai fazer você lembrar a importância de você continuar
seguindo em frente.
PASSO 4:
E o quarto passo é escrever como você vai realizar esse objetivo.
Você precisa listar todas as tarefas que precisam ser realizadas para que esse
objetivo seja concluído.
O mínimo que você precisa fazer, é reservar pelo menos uma hora por dia
pra fazer alguma tarefa que vai te deixar mais perto de alcançar esse objetivo.
É como se fosse uma escada, você precisa subir um degrau de cada vez pra
chegar no final.
E o mais importante: entre em ação!
Não fique só sonhando com o seu objetivo, esperando as condições perfeitas,
porque a hora certa é agora.
Comprometa-se a realizar essas tarefas e faça acontecer!
FOCO NO SEU OBJETIVO!
Fonte: Bruno Malca
Como foi dito, o primeiro passo para você ter um objetivo definido e
conseguir realiza-lo é ter foco. Coloque toda sua atenção e energia para
conseguir os resultados que deseja.
Vamos exercitar os passos que acabamos de
ler?
Pensando no
momento em que estamos vivendo, a quarentena em função da pandemia do Covid-19 –
Coronavírus, ao retornar a suas atividades do dia a dia, o que espera? Quais
são seus planos, seus sonhos, seus objetivos? Quais os 5 (cinco) passos que
você seguirá?
Esta atividade, não é para ser enviada nesse
primeiro momento, portanto, apenas desenvolva e vá guardando suas informações.
Quando terminarmos todo o projeto é que faremos a socialização deste.
E caso ache
interessante que pensemos mais profundamente sobre alguma questão social, poste
mensagem aqui mesmo na sala de aula para que possamos discutir sobre a temática
abordada.
Faça
o download do arquivo e inicie seu projeto.
Professoras: Fernanda Mirella, Clara, Monique, Ariadna, Mariana e Joyce.
Após conhecer os passos de como desenvolver seu Projeto de Vida que tal refletirmos um pouco mais sobre nossas relações humanas?
Para isso, convidamos vocês a assistirem ao filme "Intocáveis" (Intouchables), disponível no link abaixo:
Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabele, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.
Após assistir, reflita a respeito de três questões trabalhadas no filme:
a) Os estereótipos: A princípio, sem se conhecer, qual a visão de cada um dos dois personagens principais a respeito do outro? Ao fim, elas estavam absolutamente certas?
b) Confiança: O quanto importante é poder confiar em alguém? Como os personagens demonstraram que havia entre eles uma relação de confiança? Você consegue escolher a pessoa em que você mais confia na vida? Qual seria?
*Obs.: Essa atividade não precisa ter uma resposta devolvida aos professores. Mas é importante, que você faça as reflexões, e que, caso queira, as anote no caderno, para realizarmos discussões futuras dentro da disciplina de Projeto de Vida.
#FIQUEEMCASA
#VAIPASSAR
Atividade
da 2ª semana: Leitura e reflexão a partir do texto Uma esperança de Clarice Lispector.
Uma esperança- Clarice Lispector
Aqui em casa
pousou uma esperança. Não a clássica, que tantas vezes verifica-se ser
ilusória, embora mesmo assim nos sustente sempre. Mas a outra, bem concreta e
verde: o inseto.
Houve um grito
abafado de um de meus filhos:
– Uma
esperança! e na parede, bem em cima de sua cadeira! Emoção dele também que unia
em uma só as duas esperanças, já tem idade para isso. Antes surpresa minha:
esperança é coisa secreta e costuma pousar diretamente em mim, sem ninguém
saber, e não acima de minha cabeça numa parede. Pequeno rebuliço: mas era
indubitável, lá estava ela, e mais magra e verde não poderia ser.
– Ela quase
não tem corpo, queixei-me.
– Ela só tem
alma, explicou meu filho e, como filhos são uma surpresa para nós, descobri com
surpresa que ele falava das duas esperanças.
Ela caminhava
devagar sobre os fiapos das longas pernas, por entre os quadros da parede. Três
vezes tentou renitente uma saída entre dois quadros, três vezes teve que
retroceder caminho. Custava a aprender.
– Ela é
burrinha, comentou o menino.
– Sei disso,
respondi um pouco trágica.
– Está agora
procurando outro caminho, olhe, coitada, como ela hesita.
– Sei, é assim
mesmo.
– Parece que
esperança não tem olhos, mamãe, é guiada pelas antenas.
– Sei,
continuei mais infeliz ainda.
Ali ficamos,
não sei quanto tempo olhando. Vigiando-a como se vigiava na Grécia ou em Roma o
começo de fogo do lar para que não se apagasse.
– Ela se
esqueceu de que pode voar, mamãe, e pensa que só pode andar devagar assim.
Andava mesmo
devagar – estaria por acaso ferida? Ah não, senão de um modo ou de outro
escorreria sangue, tem sido sempre assim comigo.
Foi então que
farejando o mundo que é comível, saiu de trás de um quadro uma aranha. Não uma
aranha, mas me parecia “a” aranha. Andando pela sua teia invisível, parecia transladar-se
maciamente no ar. Ela queria a esperança. Mas nós também queríamos e, oh! Deus,
queríamos menos que comê-la. Meu filho foi buscar a vassoura. Eu disse
fracamente, confusa, sem saber se chegara infelizmente a hora certa de perder a
esperança:
– É que não se
mata aranha, me disseram que traz sorte…
– Mas ela vai
esmigalhar a esperança! respondeu o menino com ferocidade.
– Preciso
falar com a empregada para limpar atrás dos quadros – falei sentindo a frase
deslocada e ouvindo o certo cansaço que havia na minha voz. Depois devaneei um
pouco de como eu seria sucinta e misteriosa com a empregada: eu lhe diria
apenas: você faz o favor de facilitar o caminho da esperança.
O menino,
morta a aranha, fez um trocadilho, com o inseto e a nossa esperança. Meu outro
filho, que estava vendo televisão, ouviu e riu de prazer. Não havia dúvida: a
esperança pousara em casa, alma e corpo.
Mas como é bonito o inseto: mais pousa que vive, é um esqueletinho verde, e tem
uma forma tão delicada que isso explica por que eu, que gosto de pegar nas
coisas, nunca tentei pegá-la.
Uma vez,
aliás, agora é que me lembro, uma esperança bem menor que esta, pousara no meu
braço. Não senti nada, de tão leve que era, foi só visualmente que tomei
consciência de sua presença. Encabulei com a delicadeza. Eu não mexia o braço e
pensei: “e essa agora? que devo fazer?” Em verdade nada fiz. Fiquei
extremamente quieta como se uma flor tivesse nascido em mim. Depois não me
lembro mais o que aconteceu. E, acho que não aconteceu nada.
A partir da leitura desse
texto reflita sobre algumas questões:
a)O que a chegada daquele inseto (esperança)
significou para aquela família?
b)Por que tiveram tanto medo daquela aranha
escondida atrás do quadro?
c)O que desperta na gente a esperança e nos
dá força para seguir? Em momentos como o que estamos passando agora, com o corona
vírus e todas as mudanças que ele tem provocado em nossas vidas, o que nos traz
esperança e nos acalma?
A pergunta que fica é,
por que separamos essa crônica pra lermos e pensarmos sobre ela agora? O que
está acontecendo no mundo?
Todos nós sabemos que estamos
passando por um momento muito particular e único na história, quando uma mesma
doença e seus efeitos se tornaram o assunto principal de boa parte dos
habitantes da Terra. Claro que já existiram outras epidemias na história, mas,
pela primeira vez, uma epidemia em um mundo tão globalizado e conectado como o
nosso, uma pandemia do século 21. As preocupações com ela não são só de nossa
cidade, estado e país, mas de boa parte dos habitantes do planeta. Com certeza
vocês sabem disso, afinal, os jornais passam isso o tempo todo. Por que estamos
falando de novo sobre isso? Já não basta a televisão? Os jornais e tudo mais?
Pois é. Aqui o objetivo não é falar quais são os números mais recentes ou as
pesquisas mais atuais sobre o vírus e a doença, mas de como nós estamos lidando
com esse momento.
E é aí que entra o texto da Clarice, o
que nos ajuda a manter essa esperança e a passar pelos momentos difíceis? Para
tentar fazer com que esses dias se tornem mais suportáveis e melhores, vale recorrermos
à música, aos filmes, séries e vídeos que mais gostamos, lermos livros, vale
brincarmos com nossos irmãos e irmãs, olharmos com mais carinho e cuidado para quem
está perto de nós, nossos pais e familiares, procuramos algo que nos acalme,
seja orar, meditar, ouvir música ou até jogar, algo que nos ajude a lidar e a
passar por esse momento. É também uma boa hora para conhecermos coisas novas,
novos tipos de música, novos tipos de atividades, brincadeiras e formas de
passar o tempo.Por isso, separamos aqui
algumas indicações de séries e livro para quem quiser assistir nesse momento.
Séries e filmes, boa
parte deles tem na Netflix:
Atypical
Anne with an “E”
Black Mirror
Olhos que condenam
Madame C.J Walker
Nada ortodoxa
O zoológico de Varsóvia
12 anos de escravidão
O menino que domou o vento
Dumplin
Hoje eu quero voltar sozinho
Olga
Professoras:Ariadna,Clara, Fernanda, Joyce, Mariana e Monique.
ATIVIDADE DA 3ª SEMANA: REFLEXÃO A PARTIR DA HISTÓRIA DE LUTA DE MALALA YOUSAFZAI.
Leitura
e reflexão do pequeno texto sobre uma pessoa que nos inspira: Malala
Yousafzai.
Assistir
ao vídeo sobre a sua história
Refletir
sobre o papel transformador da educação
Conheça a história da ativista Malala Yousafzai
Veja três dicas
para saber tudo sobre a paquistanesa que é a pessoa mais jovem a ganhar o
Prêmio Nobel da Paz
Por Marcela Coelho, Julia Di Spagna
Malala
ficou conhecida mundialmente após ser baleada na cabeça por talibãs ao sair da
escola em outubro de 2012, quando tinha 15 anos. Seu crime foi se manifestar
contra a proibição dos estudos para as mulheres em seu país.
A
jovem nasceu e cresceu em Mingora, a maior cidade do Vale Swat, região bastante
conservadora do Paquistão. Em 2008, o líder talibã, que dominava o local,
exigiu que as escolas interrompessem as aulas dadas para as meninas por um mês.
Naquela
época, um jornalista da BBC perguntou ao pai de Malala, que era dono da escola
onde ela estudava, se alguns jovens estariam dispostos a falar sobre o assunto.
Foi quando a menina criou o blog “Diário de uma Estudante Paquistanesa” para
escrever sobre seu amor pelos estudos e as dificuldades vividas no Paquistão. O
blog era escrito sob um pseudônimo, mas em poucos meses a identidade de Malala
foi revelada e ela passou a conceder entrevistas para TVs e jornais.
O
ataque à ativista veio logo depois que os talibãs haviam perdido o controle do
Vale Swat e a justificativa foi que ela era uma ameaça contra o Islã. A menina
precisou passar por uma cirurgia e foi transferida para o Reino Unido, onde recebeu
tratamento e se recuperou.
Em
2014, por conta do seu engajamento para garantir o direito à educação das
mulheres, Malala se tornou a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel
da Paz, aos 17 anos. Atualmente, ela vive com sua família na Inglaterra, mas
tem ainda o desejo de voltar ao seu país para entrar na política.
Ficou
interessado na história de Malala? Nós reunimos três materiais para você saber
mais sobre a vida da ativista e entender toda a luta e os ideais da jovem.
1. Documentário Malala
(Divulgação/Divulgação)
Este
documentário, dirigido pelo norte-americano Davis Guggenheim, mostra o
cotidiano de Malala ao lado de sua família. Também é possível ver de perto as
viagens da ativista para conseguir apoio e recursos para ampliar o alcance de seus
objetivos. O diretor conviveu 18 meses com Malala, seus pais e irmãos. Além de
ficar na casa da família, em Birmingham, na Inglaterra, Guggenheim acompanhou a
passagem dela por países como Nigéria, Quênia, Emirados Árabes Unidos e
Jordânia para conversar com jovens e autoridades.
O
documentário está disponível na Netflix.
2. O terceiro episódio do programa My Next
Guest Needs No Introduction
A luta de Malala pelo
direito de as mulheres estudarem ganhou o mundo. Embora ainda existam muitas
barreiras a seres superadas, Malala é uma jovem que inspira a corrermos atrás de
nossos ideais. Também nos faz refletir sobre o poder transformador que a
educação apresenta na vida de cada sujeito e da sociedade como um todo.
Em muitos lugares do
mundo a vida apresenta dificuldades que estão relacionadas a desigualdade
social, desigualdade de gênero, conflitos étnicos raciais, violência, dentre
outros. Embora existam particularidades dentro de cada país, região e cultura.
É papel da escola formar
cidadãos, sujeitos capazes de refletir e questionar a realidade. Capaz de desenvolverem
seus projetos de vida, lutar pelos seus direitos e promoverem as mudanças
necessárias para um mundo mais justo, mais igual e com respeito à todas as
formas de vida.
b)Por que é importante garantir que as
mulheres possam estudar e terem as mesmas oportunidades?
c)No Brasil, o acesso à educação básica é
garantido por lei na constituição federal. Embora ainda existam muitos desafios
a seres superados. Será que realmente todos os indivíduos têm acesso à
educação e as mesma oportunidades? A partir da frase abaixo, reflita sobre o
papel da educação na mudança da sociedade.
Professoras:Ariadna,Clara, Fernanda, Joyce, Mariana e Monique.
Atividade da 4º semana: Reflexão sobre a importância da ciência, o
papel da escola, o impacto das ações humanas nos ecossistemas e populações
vulneráveis.
Descrição
da atividade:
1)Assistir
ao filme “O menino que descobriu o vento” (The boy who harnessed the Wind).
Nascido no Malauí, um dos países mais
pobres da África, William Kamkwamba sempre acreditou num futuro diferente ao de
seus familiares. Em 2001, quando tinha 13 anos, a região onde morava foi
assolada por uma seca e a plantação de sua família acabou devastada. Sem poder
pagar os oito dólares anuais por sua educação, William foi forçado a deixar a
escola e a ajudar a família num momento em que milhares de pessoas pelo país
morriam de fome. Apesar de todos os obstáculos, o adolescente encontrou numa
pequena biblioteca próxima a sua casa o caminho para persistir em seus sonhos.
2) Sabendo que o filme chama
atenção por ser baseado em uma história real, mais especificamente, numa
bibliografia chamada “O Menino que Descobriu o Vento” de William Kamkwamba. O
filme traz aspectos importantes como a importância da ciência, da escola, do
conhecimento. O filme também coloca a importância de conhecer o funcionamento
de ecossistemas, compreender o impacto das ações humanas nestes e também mostra
o potencial desses impactos em afetar a vida de populações vulneráveis. Além
disso, o filme é permeado por questões políticas, valores morais e ideias
humanitárias.
A partir desse contexto,
reflita:
a)A respeito da importância de ciência e o papel
da escola, principalmente na atualidade;
b)No impacto das ações humanas nos ecossistemas e
nas populações vulneráveis.
*Essa atividade não precisa ter
uma resposta devolvida aos professores. Mas é importante, que você faça as
reflexões, e que, caso queira, as anote no caderno, para realizarmos discussões
futuras dentro da disciplina de Projeto de Vida.
Professoras:Fernanda,Clara, Ariadna, Joyce, Mariana e Monique.
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Para esta 5ª aula preparamos para vocês uma palestra com a Psicóloga Prof.ª Me. Caroline. Ela abordará o tema "Adolescência: Contribuições da Psicologia do Desenvolvimento na atualidade" .
Professoras:Fernanda,Clara, Ariadna, Joyce, Mariana e Monique.
PROJETO DE VIDA
Atividade com o trailer do filme: UM SONHO POSSÍVEL
O
filme conta a história de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem negro vindo de
um lar destruído, que é ajudado por uma família branca, liderada por Leigh Anne
(Sandra Bullock) que acredita em seu potencial. Com a ajuda do treinador de
futebol, de sua escola e de sua nova família, Oher terá de superar diversos
desafios a sua frente, o que também mudará a vida de todos a sua volta.
O longa é inspirado em uma história real e
dirigido por John Lee Hancock, que também escreveu o roteiro a partir do livro
The Blind Side: Evolution of a Game, de Michael Lewis.
Após assistir ao trailer, responda:
1.Qual a mensagem
principal passada pelo filme?
2.O que você entende
por solidariedade? É o mesmo que caridade? Explique.
3.Que mudança a
atitude da mãe, ao recolher o menino para a própria casa, resultou na vida de
Big Mike?
4.Em nossa cidade você
consegue perceber algum caso de desigualdade social?Pesquise-os
e registre de alguma forma: fotos, vídeos, reportagens... Que atitudes
concretas são feitas para amenizar o problema? Há comprometimento da sociedade
e dos órgãos públicos responsáveis?
5.Como podemos ser
agentes de mudança na sociedade?
*Essa atividade não precisa ter uma resposta devolvida aos professores. Mas é importante, que você faça as reflexões, e que, caso queira, as anote no caderno, para realizarmos discussões futuras dentro da disciplina de Projeto de Vida.
Professoras:Ariadna, Clara, Fernanda, Joyce, Mariana e Monique.
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Atividade da 7º semana: Reflexão sobre Resiliência Emocional, que está diretamente ligada às facetas de nossa personalidade como autoconfiança, tolerância ao estresse e frustração.
Inicialmente como proposta desta semana pedimos que ouçam a poesia “Resistir”
por meio do vídeo “Poesia e rapadura com Bráulio Bessa” https://www.youtube.com/watch?v=ZABW7w2-7js, reflitam e comentem (se possível) sobre a seguinte questão:
Que correlação essa
poesia de Bráulio Bessa parece ter com nosso dia a dia acerca das pessoas com
quem contamos; e com as características que precisamos fortalecer, para sermos
mais felizes em nosso caminho?
A ideia é de falarmos um pouco sobre as competências socioemocionais,
com o foco na RESILIÊNCIA EMOCIONAL, que está diretamente ligada às facetas de
nossa personalidade como AUTOCONFIANÇA, TOLERÂNCIA AO ESTRESSE E FRUSTRAÇÃO.
Respondam a partir
do que viram no vídeo e de acordo com suas experiências, o que entendem por
RESILIÊNCIA EMOCIONAL.
O que é resiliência?
(Conceito apresentado no
site Psicologia Viva)
O termo resiliência originalmente é um conceito da física e se refere
à propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após
terem sido submetidos a uma deformação elástica. Analogamente a psicologia
adota este termo para se referir à capacidade que as
pessoas têm de se adaptarem às dificuldades, traumas, ameaças,
tragédias ou fontes significativas que podem provocar estresse.
Tais como problemas familiares e de relacionamentos, problemas
relacionados à saúde, ou estressores financeiros, ou relacionados ao trabalho. Significa “recuar” de experiências difíceis.
Mas saiba que ser resiliente não significa dizer que uma pessoa não
tenha dificuldade ou angústia.
Não é isso! Dor e tristeza emocional são comuns em pessoas quando passam por
adversidades. É muito provável que o caminho da resiliência envolva
considerável sofrimento emocional.
O mais importante é que a Resiliência não é uma característica
determinante, ou seja, que as pessoas tenham ou não. Ser Resiliente
envolve comportamentos, pensamentos e ações que podem ser aprendidas,
exercitadas e desenvolvidas em qualquer pessoa! Não podemos nos esquecer de que
precisamos nos esforçar para buscarmos e alcançarmos a cada dia um pouco mais de
resiliência.
Exemplo de
resiliência muito oportuno a ser enfatizado nesta semana:
Existem muitos exemplos de pessoas que transformaram verdadeiras
tragédias em oportunidade de crescimento Um deles é Nelson Mandela, um dos mais
importantes líderes da história mundial, conhecido principalmente por sua luta
por um mundo melhor.
“Nelson Mandela”
Nascido em 1918, na África do Sul, Mandela criou a Liga Juvenil do
Congresso Nacional Africano (CNA), partido pelo qual se tornaria presidente do
país. Em um regime político que considerava o negro uma raça inferior e,
portanto, sem direitos, Mandela lançou o manifesto ”Um Homem, Um Voto”, no
qual mostravam que 2 milhões de brancos dominavam 8 milhões de negros.
Mandela, junto com o CNA, adotou o princípio de não violência como
norteador de sua luta. Porém, em 21 de março de 1960, durante um protesto
pacífico contra a Lei do Passe (que obrigava os negros a carregarem uma
caderneta informando os lugares que poderiam frequentar), a polícia abriu fogo
contra as 5 mil pessoas que participavam do ato.
Mais de 60 pessoas morreram e mais 200 ficaram feridas. A partir deste
dia — hoje conhecido como Dia Internacional contra a Discriminação Racial —,
Mandela entendeu que não seria possível mudar a grave situação do país apenas
por vias pacíficas, passando a buscar treinamento militar.
Por conta de sua luta, Mandela foi condenado à prisão perpétua em
1964. Passou 27 anos preso e, durante a reclusão, percebeu que seria importante
aprender o africâner — a língua dos brancos. Mesmo na cadeia, tornou-se
internacionalmente conhecido como símbolo da luta contra o regime
segregacionista.
Com o aumento da pressão internacional, após muita negociação, Mandela
foi solto em fevereiro de 1990. Apesar de terem tirado 27 anos de contato com
sua família e com seu país, os discursos de Mandela ao sair da prisão eram mais
conciliadores e menos inflamados.
A mudança foi fundamental para a refundação do país, que o elegeu
presidente em 1993. Sua política foi marcada principalmente pela ausência de
domínio dos brancos sobre negros, instalando uma democracia multirracial.
Mandela ensinou o dom da resiliência a seu povo, e seu governo buscou
reconciliar oprimidos e opressores. Ao longo de seus 95 anos de vida, Mandela
foi um verdadeiro “herói de carne e osso”. O dia de seu nascimento, 18 de
julho, foi declarado o Dia Internacional Nelson Mandela, que tem o objetivo de
valorizar a luta pela liberdade, justiça e democracia.
Professoras:Ariadna, Clara, Fernanda, Joyce, Mariana e Monique.
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PROJETO
DE VIDA
(semana 15/06 a 22/06)
Atividade da 8ª semana: Os benefícios da prática de Yoga
Descrição da atividade:
Sugestão de uma prática de Yoga para iniciantes. O vídeo está
disponível no link abaixo. Leia o textinho sobre Yoga e seus benefícios ao
corpo e à mente, depois assista ao vídeo sugerido e realize a prática dentro do
que for possível no seu espaço.
Obs.: Imagem ilustrativa. Estamos em momento de isolamento social,
portanto realize sua prática em casa.
O termo “yoga”
significa “união”: união da alma ou consciência individual com o Espírito ou
Consciência Universal. Muitas pessoas acham que a yoga se limita a
exercícios físicos – os asanas ou
posturas que nas últimas décadas se popularizaram no mundo todo – mas este é
apenas o aspecto mais superficial da profunda ciência de desenvolver o
potencial infinito da mente e da alma do ser humano.
O
ioga ou yoga é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas
originárias da Índia. A palavra está associada com as práticas meditativas
costuma ser associado tipicamente com a hata-ioga e suas asanas ou como uma
forma de exercício.
·Contribui
para o controle da pressão e dos batimentos cardíacos
·Melhora
a qualidade do sono
#FIQUEEMCASA #VAIPASSAR
Professoras:Ariadna, Clara, Fernanda, Joyce, Mariana e Monique. —————~ஜ۩۞۩ஜ~—————
PROJETO DE VIDA
(semana 23/06 a 30/06)
Atividade da 9ª semana: Como fazemos escolhas e tomamos decisões no dia a dia?
A maioria das pessoas pensa que é livre em suas escolhas, mas ocorre
que não somos livres no “sentido puro” quando tomamos determinado caminho.
Dessa forma, nos resta perguntar sobre o que se quer dizer com “ser livre”,
sendo que essa indagação nos levaria a outra, qual seja: “o que é a
liberdade?”. E o que seria ser livre no “sentido puro”?
Tomemos aqui, o conceito de liberdade como sendo o direito de agir segundo a
sua própria vontade, ou seja, de acordo com o livre arbítrio. Assim, de acordo
com esse conceito, ser livre é poder escolher entre fazer ou não fazer algo,
sendo a possibilidade de fazer escolhas a própria manifestação da liberdade e o
colocá-la em prática a própria vontade.
Quando digo fazer escolhas no “sentido puro” me refiro às situações nas quais
escolhemos entre fazer ou não fazer algo, ou seja, utilizando-se da liberdade,
de maneira que não somos influenciados por nenhuma circunstância externa ou
interna. Porém, quando fazemos nossas escolhas sejam elas escolhas importantes
ou escolhas aparentemente simples, do dia a dia, não podemos nos esquecer de
que essas escolhas estão intimamente relacionadas com o mundo lá fora, com as
nossas amizades, nossa família e criação, nossa condição econômica, o local em
que vivemos, nossa relação com a religião e diversas outras questões.
Ou seja, nossas escolhas estão
intimamente relacionadas a vários outros aspectos da nossa existência, que nos
ajudam a filtrar e, às vezes, limitam o número de opções que temos. Portanto,
nossas escolhas sofrem a interferência de influências externas que se
transformam em concepções internas e que nos conduzem a um certo caminho, sendo
nossa liberdade restringida por essas influências e a nossa vontade
contaminada.
Alguém poderia questionar que “se podemos escolher entre fazer ou não fazer
algo, logo seríamos livres em nossas escolhas”. Talvez sim, mas se analisarmos
bem, as escolhas que fazemos “livremente” já estariam predeterminados de alguma
maneira pelas experiências e informações arquivadas em nossa mente que já
teriam contribuído para a formação de nosso modo de ser, e nos conduzido a
determinados caminhos.
É fundamental pensarmos sobre nossas escolhas e a nossa liberdade, será que
elas são ilimitadas? Claro que não! Mas será que essa tal liberdade existe? E qual
a melhor maneira de usá-la e tomarmos as melhores decisões e mais, como
acontece esse processo de tomada de decisões? Enfim, é um tema muito rico e
fundamental para que possamos lidar melhor com a vida, tanto no presente,
quanto também para nossas perspectivas de futuro. Para fazermos boas escolhas
temos que ter a clareza de que somos limitados e não temos total liberdade para
fazermos o que bem quisermos, mas também precisamos nos conhecer. E, por
autoconhecimento, há também o reconhecimento de seu lugar no mundo e como isso
interfere em nossas decisões individuais.
Enfim, pensar as nossas escolhas é fundamental tanto para vivermos melhor o
presente quanto pensarmos em nossos projetos para o futuro e, para aprofundar
essa reflexão, sugerimos que assistam a esse pequeno documentário: “Como fazemos escolhas e tomamos decisões no
dia a dia” - Estudo Salto Livre: https://www.youtube.com/watch?v=e3oDX-QVQm4
Este documentário mostra justamente o
quanto precisamos escolher ao longo do dia, das semanas e dos meses e, com uma
série de estudos, pesquisas e ouvindo diversos tipos de pesquisadores, busca
questionar por que escolhemos, como fazemos e o que nos influencia e, no final,
chega a uma possível saída. Que saída o documentário aponta? Onde estaria a
nossa liberdade de escolha? Seria ela individual ou coletiva?
Depois de assistirem ao documentário,
propomos que reflitam sobre essas questões e compartilhem no blog o que acharam
do documentário e o que acharam dessas reflexões?
Ariadna, Clara, Fernanda, Joyce, Mariana
e Monique.
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PROJETO DE VIDA
(Semana 13/07 a 20/07)
Pessoal, boa tarde, bom dia ou até mesmo boa noite!
A atividade de Projeto de Vida desta semana é participar da live com a advogada Suellen Mendes. Essa live faz parte do projeto profissões e tem o objetivo de nos ajudar a conhecer melhor algumas profissões e até mesmo auxiliar nosso processo de escolha. Então, já sabem, que todos nós temos compromisso na Quinta-feira, 16/07, às 15:00. Vamos prestigiar nossa convidada que está muito empolgada e feliz com o convite. Contamos com a presença de vocês,
Professoras:Ariadna, Clara, Fernanda, Mariana e Monique.
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PROJETO DE VIDA
(Semana 20/07 a 27/07)
Tema: "Ter ambição é bom, mas é importante saber o que fazer com ela"
Quem nunca sonhou ou desejou algo na vida? Um emprego melhor, casa, carro, estabilidade financeira.
Sonhos, desejos, ambição são inerentes a qualquer pessoa, contudo, para alcançá-los, é necessário esforço e ética para não ferir o outro no caminho trilhado para tal.
🍀Para a reflexão da semana leia os seguintes textos:
Texto 1: Um Ambicioso Pedreiro
Há muitos anos, na terra de Zhuang, havia um pedreiro muito habilidoso cuja fama até já tinha chegado às regiões vizinhas.
Um dia, um homem muito rico o mandou fazer uma obra. O pedreiro, quando lá chegou, ficou extremamente impressionado com o luxo que havia naquela casa, nas vestimentas e nas sedas e brocados, na mesa repleta dos mais diversos e saborosos petiscos, na quantidade de empregados etc. Invejoso, abandonou o trabalho e só pensava na maneira de vir a ser, ele também, um homem muito rico.
Ora, os deuses imortais ouviram os seus desejos e fizeram dele um homem muito rico. Ao se ver assim, de repente, ele ficou louco de alegria. Mas, um belo dia, passou diante de sua casa um mandarim sentado numa cadeirinha carregada pelos seus criados. Por onde ia era aclamado pelas pessoas que se inclinavam dando-lhe passagem.
Mas o pedreiro, todo inchado no seu orgulho de "novo rico", recusou a inclinar-se para saudar o mandarim, dizendo baixinho: "Não tenho eu também tantos servos como ele? Por que teria então de me inclinar diante dele?"
Por azar, o mandarim o ouviu e, estupefato com tal insolência, ordenou aos seus homens que o prendessem e lhe dessem uma bela surra depois de multá-lo.
Depois disso, o pedreiro só gemia e se queixava dizendo:
- Ai! Ai! Ser rico não é nada, ser mandarim é melhor ainda. E desde então, só pensava numa forma de se tornar um grande mandarim.
Acontece que os deuses imortais acabaram ouvindo seus desejos e fizeram dele um grande mandarim. O pedreiro mais uma vez ficou louco de alegria. Porém, usando mal seu poder como mandarim, tratava o povo com tirania, provocando ira e ódio de todos.
Um dia, quando contornava uma colina com seus homens, ele viu um grupo de encantadoras jovens zhuang. E com a cobiça de um tigre diante de um rebanho de ovelhas, mandou apanhá-las. Mas os gritos das mulheres foram tantos que surgiram camponeses de todos os lados com machados, enxadas e foices, avançando por cima dos homens do mandarim. Acabaram por dispersar os outros e amarrar o mandarim levando-o para o centro da aldeia e dando-lhe uma excelente sova.
Depois dessa aventura, o pedreiro ficava arrepiado só de ouvir falar dos camponeses zhuang, e murmurava pelos cantos: "Os mandarins não são nada perto dos camponeses zhuang!" Novamente os deuses imortais ouviram seu desejo e satisfizeram-no.
Ao tornar-se um camponês zhuang, o antigo pedreiro ia todos os dias trabalhar nas encostas das montanhas. Era verão, e o sol queimava-lhe os miolos. Creio que, por estar um pouco com miolo mole, foi que nosso pedreiro começou a desejar dia e noite ser ele mesmo um sol.
Sim: nada menos que um sol! E os deuses imortais fizeram dele um sol. Preso ao céu ele lançava raios de "fogo" que toda gente receava, e ele se divertia com seu poder. Ora, um belo dia, uma nuvem avançou com muita rapidez e escondeu o sol.
- E eu que julgava que o sol era o mais poderoso! Exclamou o pedreiro, com certo despeito.
– Ora, afinal, ele não é nada perto de uma nuvem!
E como acontecera anteriormente, tanto ele desejou que acabou se tornando uma nuvem – leve, livre e solta nos céus. Mas um belo dia, sem perceber, veio um vento forte e o desfez num abrir e fechar de olhos. Do pequeno pedaço que sobrou, que mal aproveitava a liberdade do céu, podiam- se ouvir as reclamações do pedreiro, que agora queria ser vento. E assim foi até um dia o vento bater numa rocha, e descobrir que por mais que soprasse, as rochas das altas montanhas eram o seu obstáculo.
Tornou-se então uma rocha, e imóvel ficou um bom tempo na encosta de uma bela montanha. Até que, um dia, um grupo de pedreiros descobriu que aquela pedra servia exatamente para o seu trabalho. Então, começaram a cortá-la. À vista disso, o pedreiro pediu ajuda aos deuses imortais.
- Não foram boas as razões que te fizeram sair de sua condição primeira. É melhor que tu voltes a ela!
Desiludido de suas aventuras, ele parou de cobiçar a torto e direito. E resolveu se dedicar com afinco ao seu trabalho, sem julgar e invejar a vida alheia. Os seus clientes aumentaram dia a dia.
Tornou-se, então, um notável pedreiro que era tido em consideração por toda gente de sua terra, e de terras vizinhas.
Ele muito aprendeu com tudo aquilo. Porém guardava no seu coração suas aventuras e desventuras, que com o passar do tempo foram se tornando suas preciosas pedras de sabedoria.
Texto 2: O despertar da ambição
(Texto publicado na seção Comportamento da Revista Isto é, de 12 de fevereiro de 2010)
Ambição não é uma característica importante apenas para a vida profissional. Afinal, investir também no lado pessoal é o que garante a felicidade – e não apenas o sucesso. Ainda menina, a estilista Maria Zeli, 61 anos, descobriu a importância do dinheiro. Aos 10 anos, cobrava das irmãs para arrumar suas unhas e cabelos.
Com o que ganhava, comprava tecido e mandava fazer vestidos na costureira. Por sua conta, bordava flores, pérolas. Vinda do interior de São Paulo, chegou à capital paulista para trabalhar como educadora e estudar pedagogia. As colegas se encantavam com suas roupas, e ela logo transformou seu talento em negócio. Comprou diferentes peças e vendeu tudo às amigas no mesmo dia.
Reinvestiu o dinheiro em mais roupas. Até que, em 1975, abriu sua primeira butique na edícula dos fundos de casa. Hoje, a maison que leva seu nome fica em Moema, bairro nobre, e começa a formatar um plano de franquias. Seus vestidos de festa e de noivas custam, em média, R$ 1 mil. Maria Zeli é bem-sucedida profissionalmente, mas elege as filhas como sua maior conquista.
“Adoro ser mãe”, afirma, referindo-se a Patrícia, 37 anos, a Vanessa, 36, e a Nicole, 16. A mais velha é também dona de uma loja. A do meio trabalha junto com Maria Zeli. A caçula se prepara para estudar moda. Nicole nasceu quando a estilista já estava com 45 anos e com a carreira estabilizada. “Queria muito ser mãe novamente. Tive três abortos naturais antes”, conta ela que não se sentiria realizada se não tivesse conseguido concretizar sua ambição pessoal. “Fui perseverante em tudo. A sorte também veio, mas como merecimento pela honestidade e pela batalha diária”, acredita.
Propostas para reflexão:
a) O conto chinês e a reportagem da revista 'Isto é' trazem duas vertentes populares da palavra ambição. Quais são estas vertentes? Reflita como a ambição, quando utilizada da maneira correta pode render frutos para o futuro.
b) Qual a sua concepção de ambição?
Para Saber Mais:
A palavra ambição vem do latim ambitio, ação de rodear, cercar, solicitação, manejo, lisonja, adulação, fausto, ostentação, elevada condição. Na Roma antiga, designava o candidato que assediava o eleitor em busca de votos. Ela significa 1. forte desejo de poder e riquezas, honras ou glórias; cobiça, cupidez. 2. anseio veemente de alcançar determinado objetivo, de obter sucesso, aspiração, pretensão.
Professoras:Ariadna, Clara, Fernanda, Mariana e Monique.
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Aula de Projeto de Vida
(Semana de 28/07 a 03/08)
Projeto profissões: Momento de pensar um pouco sobre o caminho profissional que seguiremos.
Alun@s,como vocês estão?
Mesmo com o pouco tempo de aula presencial que tivemos conversamos, quando apresentamos a disciplina de Projeto de Vida, que esta nova matéria não era só um espaço para falarmos de cursos e faculdade, mas um momento para pensarmos sobre nós mesmos, nos conhecermos melhor e pensarmos sobre como queremos seguir nossa vida, que objetivos gostaríamos de alcançar nas mais diversas áreas da nossa existência. No entanto, a questão profissional é uma das esferas da nossa vida e precisamos separar um tempo para pensarmos e refletirmos sobre o que queremos fazer profissionalmente. Queremos fazer uma faculdade? Um curso técnico primeiro? Em que área? Como saber com 16, 17 ou 18 anos a área que eu quero seguir?
O que devemos fazer para escolher certo, escolher melhor, para não acabarmos sendo escolhidos pelo que dá pra fazer por não termos pensado um pouquinho melhor sobre esse assunto. Existem vários sites, canais do youtube e tudo mais, que trazem uma série de dicas para facilitar esse processo. Vamos compartilhar algumas dicas, que não vão trazer a resposta, mas podem ajudar a guiar a reflexão e o pensamento.
1) Saiba quem você é:
O que isso significa? Significa dizer que o primeiro passo para escolher uma profissão é o autoconhecimento, um dos temas sobre o qual provavelmente já conversamos durante as aulas e também do qual as duas convidadas que fizeram LIVES no nosso Projeto Profissões falaram. Para sabermos para onde queremos ir, que caminho seguir, temos que saber o que gostamos, o que temos facilidade de fazer, o que é difícil para cada um de nós. Só por meio desse autoconhecimento que podemos pensar em construir nosso projeto de vida e também em fazer nossa escolha profissional.
2) Conheça suas habilidades e pontos fortes
3) Saiba o que você não quer:
Pense nas suas habilidades e no que gosta de fazer e defina o que você não faria de jeito nenhum porque não tem a ver com suas habilidades ou interesses. Por exemplo, se você não gosta de matemática e nem de máquinas ou novas tecnologias, já pode descartar profissões ligadas a engenharia, por exemplo.
4) Pesquise sobre as profissões que te interessam:
Faça uma escolha consciente, pesquise um pouco da profissão e do curso que te interessa.Se possível, pesquise a média de salários que esses profissionais ganham e conversem, sempre que puderem, com alguém que já exerça a profissão que você está interessado. Assim você conhecerá um pouco mais da rotina e dos desafios que aquela profissão tem.
5) Não vá atrás de modas ou apenas porque certos cursos estão em "alta"
Pesquise e veja sim os salários e o retorno financeiro da profissão que tem interesse porque, afinal, dinheiro é importante sim. Não o dinheiro em excesso, mas o suficiente para ter uma vida confortável e sem muito perrengue.
6) Converse:
Converse com seus pais, professores, colegas da escola, trocar ideias é bom para que possa pensar cada vez mais no assunto.Como complemento também vale fazer alguns testes vocacionais na internet. Claro que você não deve levar as informações do teste à risca, mas ele pode te ajudar a se conhecer mais e conhecer novas possibilidades.
7) Faça uma lista com as suas principais opções de carreira e profissões e tente pensar nos prós e contras de cada uma delas.
Nós sabemos que essa escolha nem sempre é óbvia e fácil, e é fundamental sabermos que poderemos nos especializar mais ou mudar, porque não necessariamente sua escolha inicial tem que ser a que você vai seguir durante toda a vida.
Para tentar ajudar um pouquinho mais, separei aqui alguns vídeos e também um teste vocacional online para que vocês vejam, olhem e pensem um pouco mais nisso.
O importante é sempre buscarmos nos conhecermos melhor, sabermos das nossas necessidades, das nossas habilidades, daquilo que gostamos e do que queremos para gente no futuro.
O projeto Profissões, com lives
sobre algumas áreas no canal da escola, está
sendo feito pra tentar ajudar a lidar com essas questões e com toda a angústia
e a ansiedade que elas trazem. Nesse momento de pandemia, essas palestras
virtuais foram a maneira que encontramos de tentar continuarmos com esse
projeto. A primeira foi sobre Medicina e a segunda sobre Direito, agora
gostaríamos de saber de vocês sugestões de profissões para promovermos lives e
podermos fazer esse intercâmbio entre os profissionais das áreas que vocês têm
curiosidade e a escola.
Meninos, deixem nos
comentários sugestões de profissões para buscarmos profissionais das áreas com
maior demanda. Lembrando, se não houver participação, não saberemos o que vocês
querem ver por aqui, tá? Vejam os vídeos, façam o teste e deixem a sugestão
aqui!
Abraço e fiquem bem,
Professoras:Ariadna, Clara, Fernanda, Mariana e Monique.
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PROJETO DE VIDA
(Semana 17/08 a 21/08)
Olá
menin@s! Os
textos e questões levantadas a seguir propõem uma reflexão sobre a relação
existente entre o pensamento e o sentimento no processo de tomada de decisões.
Através dessas reflexões você descobrirá como é possível identificar escolhas
levando em consideração as opções existentes, bem como, entre outras coisas
importantes, a buscar ações/pontos que o ajude a ser mais confiante em suas
decisões.
(...) Viver é estar constantemente tomando decisões. É lógico que isso
gera angústia. E nem sempre só pelo resultado, que pode até ser positivo, mas
pela própria dissonância cognitiva criada no processo, pela ansiedade
desencadeada após a tomada e, isso é pior, pelo grande número de decisões que
temos de tomar todos os dias.
Esse movimento de angústia, quando não devidamente ressignificado e
transformado em gasolina em nosso motor, pode gerar as tão conhecidas doenças
psicossomáticas. Então a culpa é do livre-arbítrio?
Sem ter alguém para culpar pelas nossas decisões (Somos ou não somos
responsáveis por elas?) nos vemos imediatamente sozinhos com a
responsabilidade. Isso é bom, quando sabemos administrar com equilíbrio e bom
senso. O segredo está em como pensamos sobre nosso caminho à frente e não como
pensamos sobre o que já caminhamos. Perdemos muito tempo avaliando as falhas e
esquecemos como podemos utilizar isto para evitar futuros erros (...).102
🎀Aladim e a lâmpada maravilhosa
2001: Um gênio diferente, um final surpreendente.106
Aladim caminhava por uma viela estreita e escura quando um cálido
brilho no chão chamou sua atenção. Aproximando-se, viu que era uma lâmpada.
Estava a olhá-la por vários ângulos quando viu sob a poeira algo que parecia
ser algum escrito. Passou a mão no local e subitamente uma grande luz branca
começou a surgir do bico da lâmpada. Aladim assustou-se e deixou cair a
lâmpada, enquanto uma grande forma humana masculina ia se formando no espaço
antes vazio. Em vez de terminar em pés, suas pernas se afunilavam na direção do
bico da lâmpada. A forma, algo fantasmagórica, flutuava envolta por uma aura
oscilante.
Antes que Aladim pudesse sequer avaliar a situação, a forma disse com
voz grave e firme:
—Sou o Gênio da Lâmpada, e você tem direito a um desejo.
Recobrando-se, Aladim compreendeu logo a situação e, sem questionar
por que era um só desejo, já ia dizendo algo quando o Gênio continuou:
—Mas há três condições. Três condições? Onde já se viu gênio ter
condições para atender desejos? Aladim continuou ouvindo.
—Primeira condição: o que quer que você deseje, deve se realizar antes
em sua mente.
Aladim já ia perguntar o que isto queria dizer, mas o Gênio não
deixou:
—Segunda condição: o que quer que você deseje, deve desejar
integralmente, sem conflitos.
Desta vez, Aladim esperou.
—Terceira condição: o que quer que você deseje, deve ser capaz de
continuar desejando para continuar a ter.
Aladim, ansioso por dizer logo o que queria, fez o primeiro desejo
assim que pôde falar:
—Eu quero um milhão de dólares!
—Já se imaginou tendo um milhão de dólares?
Aladim agora entendera o que queria dizer a primeira condição. Na
mesma hora vieram à sua mente imagens de si mesmo nadando em dinheiro,
comprando muitas coisas. Mas ao se imaginar, questionou-se se teria que
compartilhar parte do dinheiro com pobres ou outras pessoas. Aí entendeu a
segunda condição, e percebeu que seu desejo não poderia ser atendido. Aladim
então buscou então algum desejo que poderia ter sem conflitos. Pensou, pensou,
buscou e por fim disse ao Gênio:
—Senhor Gênio, eu quero uma companheira bela, sábia e carinhosa.
Aladim tinha se imaginado com uma mulher assim e sentiu que aquilo ele queria
de verdade, sem qualquer conflito.
O Gênio fez um gesto e de sua mão saiu um feixe de luz esverdeada na
direção do coração de Aladim. Este teve uma alucinação, como um sonho, de viver
com uma mulher bela, sábia e carinhosa por vários anos. E viu-se então enjoado,
não a queria mais depois de tanto tempo. Voltando à realidade, Aladim
lembrou-se das cenas e viu que aquele desejo também não poderia ser atendido.
Entristeceu-se, pensando que jamais poderia querer e continuar querendo algo
sem conflitos.
Algo aparentemente aconteceu. O rosto de Aladim iluminou-se, e ele se
empertigou todo para dizer ao Gênio que já sabia o que queria.
—Sim? O Gênio foi lacônico.
Aladim completou, em um só fôlego:
—Eu desejo que você me dê à capacidade de realizar os desejos que eu
imaginar em minha mente, sem conflitos!
Algo inesperado aconteceu: o Gênio foi se soltando da lâmpada,
formaram-se duas pernas completas no seu corpo e ele desceu devagar até
finalmente se apoiar no chão, em frente a Aladim, que o olhava com um ar
interrogador.
—Obrigado, disse o Gênio, sorridente. Estava escrito que eu seria
libertado quando alguém pedisse algo que já tivesse!
🎀Pontos para reflexão:
a) Em linhas gerais, qual é a
sua interpretação sobre o que aborda esta versão do conto?
b) Sobre a primeira e a segunda
condição determinada pelo gênio, qual é a relação que se pode estabelecer
entre: Decisões x Desejos x Conflitos?
c) Como você entende o
mecanismo de tomada de decisão que se dá entre os seus pensamentos e seus
sentimentos?
1. Agora, assim como Aladim,
imagine que você pode formular um desejo ao gênio da lâmpada. Qual seria o seu
desejo?
2. Tomando como pressuposto que
o seu desejo exposto na questão anterior não possa se realizar nesse dado
momento, cite três escolhas distintas que você seja capaz de realizar nesse
mesmo momento.
🎀Texto: Decisões Libertadoras105
(...) Muitas das suas decisões não serão certeiras. Você cometerá
erros. O presidente Jonh F. Kennedy disse: “Há custos envolvidos em um programa
de ação, mas eles são muito menores do que os riscos e custos de longo prazo
envolvidos no conforto da falta de ação”. Você vai descobrir que decisões são
libertadoras. O paradoxo é que algumas pessoas mais estressadas do planeta são
aquelas que estão paralisadas pela indecisão. (...) Você consegue visualizar
uma cena do filme Coração Valente, em que William Wallace ficaria na frente do
seu bando de guerreiros sujos e esfarrapados, retorcendo as mãos em meio à
indecisão, andando de um lado para o outro, preocupado em decidir se deveria
atacar ou não? Você consegue imaginar o medo que eles sentiriam?
🎀Para Refletir:
(...) Quando as pessoas imaginam que não podem contar com uma opção,
elas são forçadas a mover seu holofote mental para outro lugar – e movê-lo
bastante -, muitas vezes pela primeira vez em muito tempo. (Em contrapartida,
quando as pessoas são solicitadas a “pensar em outra opção”, em geral se
limitam, sem muito entusiasmo, a mover o holofote apenas alguns centímetros,
sugerindo apenas uma pequena variação de uma alternativa existente.) O velho
ditado “A necessidade é a invenção” parece se aplicar a esse caso. Enquanto não
formos forçados a nos sair como uma nova opção, provavelmente nos ateremos às
opções que já temos (...).107
🎀Vale a pena ler:
Referência: Material do
educador. Aulas de Projeto de Vida. Instituto de Corresponsabilidade pela
Educação (ICE). 1 edição, p.283-293, 2016.
Espero que estejam bem!
Abraços,
Professoras: Ariadna, Clara, Fernanda, Mariana e Monique
A história da Malala e muito legal. E no Brasil sabemos que nem todos tem as mesmas oportunidades e nem acesso a educação mesmo sendo algo muito importante para a vida de todos
Todas as indicações de vídeos e filmes foram muito boas. Isso acaba despertando vários interesses em saber muito mais, como o vídeo sobre a Malala que mostra tudo que ela passou para se tornar o que e também o foco que nós devemos sempre ter e nunca desistir do nossos objetivos.
a- No texto 1 a ambição está relacionada a sentimentos negativos(inveja e cobiça) e já no texto 2 a ambição era positiva e vida a evolução e crescimento. b- ambição e o anseio constante de alcançar determinado objetivo.
A - No texto 1 a ambição tinha pontos negativos como desmerecer os outros, ter inveja e no texto 2 a ambição usada de forma correta fez render vários frutos positivos. B - Ambição é você lutar por si mesmo pela conquista de seus sonhos.
a) No primeiro texto a ambição tinha vários pontos negativos, tinha inveja dos outros e não queria fazer alguma coisa para realizar seus sonhos.Ja no texto 2 e totalmente diferente, ele correr atrás para realizar os sonhos dele. b)Obstinação intensa para conseguir determinado propósito; vontade de alcançar sonhos.
Top 👌
ResponderExcluirAnne with an "E" é muito bom e achei as indicações dos livros muito interessante.
ResponderExcluirManeiro!
ResponderExcluirÓtimos texto, o primeiro filme é muito bom nos ensina muitas coisas.
ResponderExcluirTop
ResponderExcluirMuito interessante
ResponderExcluirAmei o filme da primeira atividade e esse texto da Clarice é bem reflexivo.
ResponderExcluirAnne with an "E" e o Diário de Anne Frank são maravilhosos.
ResponderExcluirGosto muito do filme intocáveis e a série atypical, pois nós mostra a visão de vida do jeito deles com uma grande reflexão das suas dificuldades
ResponderExcluirJá li dois desses livros e são bem interessantes, e ja assisti a maioria dessas séries e filmes, eles são realmente muito bons!
ResponderExcluirJá tive a oportunidade de ler alguns desses livros, e cada historia possui momentos que vale a pena fazer uma boa reflexão
ResponderExcluirPresente!
ResponderExcluirInteressante! Já assisti alguns dos filmes/séries q foram indicados.
ResponderExcluirMuito bom!!!
ResponderExcluirO primeiro filme é muito bom, uma história muito tocante com várias reflexãoes
ResponderExcluirLegal, Anne with an "e" é uma série muito boa.
ResponderExcluirÓtimas dicas...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGosto muito do filme Intocáveis,tem reflexões incríveis.Adorei as indicações dos livros e das séries.
ResponderExcluirÓtimas dicas
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluir👍🏻
ResponderExcluirA história da Malala é realmente incrível e inspiradora!
ResponderExcluirA história da Malala e muito legal.
ResponderExcluirE no Brasil sabemos que nem todos tem as mesmas oportunidades e nem acesso a educação mesmo sendo algo muito importante para a vida de todos
Malala é inspiradora!
ResponderExcluirEu acho essa história (Malala) muito legal e interessante
ResponderExcluirInteressante
ResponderExcluirTodas as indicações de vídeos e filmes foram muito boas. Isso acaba despertando vários interesses em saber muito mais, como o vídeo sobre a Malala que mostra tudo que ela passou para se tornar o que e também o foco que nós devemos sempre ter e nunca desistir do nossos objetivos.
ResponderExcluirWanessa Santos 2M4
A história de Malala é incrível e inspiradora!
ResponderExcluirTodas as indicações de FILMEs e séries são muito bons , até ja vi alguns.Muito legal.
ResponderExcluirEvellyn-2M1 👆
ResponderExcluirA história da Malala é realmente incrível!
ResponderExcluirMAYSA SACHT - 2M1
Ok
ResponderExcluirMaria Luiza - 3M1
Realmente Malala tem uma história maravilhosa!
ResponderExcluirOK
ResponderExcluirAdorei as indicações dos livros e da série. Gosto muito do diário de Anne Frank
ResponderExcluirA história da Malala além de ser tocante é muito inspiradora!
ResponderExcluirFoi muito boa a Palestra!!
ResponderExcluirmeu deus, que historia
ResponderExcluirLegal
ResponderExcluirMuito bom . Evellyn-2M1
ResponderExcluir👍
ResponderExcluirMuito bom ver um pouco da história do Nelson Manndella
ResponderExcluirMuito bom os textos !
ResponderExcluirGostei muito da indicação do vídeo de Yoga, pois já era algo que queria fazer e não sabia como começar.
ResponderExcluirGostei bastante das dicas de Yoga, e além disso é relaxante.
ResponderExcluirWanessa 2M4
Gostei do texto! Acho yoga uma prática bem interessante 👍
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirAmanda Xavier, 3M3
Beleza!
ResponderExcluirEstou praticando yoga nessa quarentena e está me ajudando muito
ResponderExcluirGostei bastante do texto , o yoga parece ser bem interessante . Muito bom.
ResponderExcluirEvellyn-2M1 👆
ResponderExcluira- No texto 1 a ambição está relacionada a sentimentos negativos(inveja e cobiça) e já no texto 2 a ambição era positiva e vida a evolução e crescimento.
ResponderExcluirb- ambição e o anseio constante de alcançar determinado objetivo.
A - No texto 1 a ambição tinha pontos negativos como desmerecer os outros, ter inveja e no texto 2 a ambição usada de forma correta fez render vários frutos positivos.
ResponderExcluirB - Ambição é você lutar por si mesmo pela conquista de seus sonhos.
Wanessa Santos - 2M4
ResponderExcluirPodiam trazer algum profissional da área da Psicologia e algum(a) Design De interiores... seria legal saber mais sobre essa profissões.
ResponderExcluira) No primeiro texto a ambição tinha vários pontos negativos, tinha inveja dos outros e não queria fazer alguma coisa para realizar seus sonhos.Ja no texto 2 e totalmente diferente, ele correr atrás para realizar os sonhos dele.
ResponderExcluirb)Obstinação intensa para conseguir determinado propósito; vontade de alcançar sonhos.
Evellyn Cordeiro Resende-2M1 👆
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